Dia dos namorados

Foi lançado em 2012 –  Republicando para não deixar de celebrar!!!!

nam

 Momento de Reflexão

…”Deixarei de correr por vales e gargantas,
Se, na tranquilidade de minhas águas,
Houver o espelho nítido e profundo
Onde se reflita o gesto de tuas mãos
E a graça do teu rosto.
Então adormecerei no fundo de mim mesmo
E sobre meus olhos abertos para a eternidade”… Paulo Bonfim

Eu e você, assim que tudo se inicia. Inspiração a tocar os  corações. Do encontro, o partilhar das emoções, das alegrias, das angústias, do cotidiano,  da vida. Em datas especiais o desejo de presentear, de homenagear.

Pela tradição brasileira, a data comemorativa dos namorados dá – se na véspera do dia de Santo Antonio, “o santo casamenteiro”. Entretanto,  em grande parte do mundo a data escolhida é quatorze de fevereiro, dia de São Valentino, um santo devotado à idéia do amor.  Assim, o dia dos namorados representa a exaltação ao vínculo e ao amor.

È comum querer encontrar o seu par. Mas o que significa, hoje, estar em um relacionamento estável?  O que é importante no encontro com o outro? 

Ficar, namorar, amar. Nas mudanças do tempo, alteraram – se os valores e as tradicionais etapas – namoro – noivado – casamento. Hoje, num entrelaço de emoções e ações, os parceiros fazem o percurso concomitante do conhecimento pessoal e íntimo. A intimidade sexual, antes do casamento, faz com que as fronteiras entre o namoro e o casamento fiquem nebulosas. A queima de etapas favorece o envolvimento sem a intimidade emocional necessária para a construção dos vínculos.

Quem sou eu, quem é você? Destas definições e aceitação surge o respeito tão necessário para uma relação saudável. Mudaram – se os tempos, todavia, paradoxalmente, permanece a forma rudimentar de amar.  O sentido da posse, o controle sobre o outro, ainda, predomina. O bem – querer, o respeito à individualidade, às diferenças pessoais são os ingredientes, que deveriam fazer parte do cardápio principal, para a grande ceia comemorativa do dia dos namorados. Data que remete ao desejo da magia  e ao romance. Portanto, faça deste Dia uma redescoberta do amor.

Norma Emiliano

Comments

  • Sonia Beth
    Responder

    Bom dia, Norma,
    Muito boa esta reflexão sobre relacionamentos estáveis e vínculos emocionais que parecem estar tão distantes.
    beijins

  • Cíntia
    Responder

    Olá Norma

    Feliz dia do amor!!

    Como é bom amar e ser amada!!

    beijos no coração!!

  • chica
    Responder

    Beleza de mensagem e todos temos que cultivar o amor, mas trabalhar para a nossa individualidade e muito respeito nunca acabem!Feliz dia pra todos! bjs, chica

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Boa tarde de paz e Amor, querida amiga Norma!
    Que lindo!
    Redescobrir o Amor… Assim acontece com o Aberto às emoções… As múltiplas sensações que nos impelem a amar mais e mais… Com total gratuidade e cumplicidade…
    Tenha dias felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

  • toninhobira
    Responder

    Boa noite Norma, mesmo com tempo atrapalhado vi a atualização e vim correndo para ler, pois sabia que haveria uma bela reflexão.
    Perfeita do inicio ao fim, mudaram-se as formas e retocaram a essência, muitas vezes com pinceis defeituosos, viciados. O amor é lindo e vasto, puro e simples, é preciso descobrir, não se iludir, nem criar falsas emoções. O redescobrir é muito importante em cada relação para que não haja feridos e que possamos acima de tudo ter a individualidade.
    Amar e amar sempre amiga.
    Linda sua postagem neste dia dedicado aos enamorados de todas as formas. E no refrão de uma canção: qualquer maneira de amar, vale a pena. E que o medo de amar não seja o medo de não ser livre.
    Beijo amiga.
    Bela partilha.

  • taislc
    Responder

    Olá, Norma, Dia dos Enamorados, diria eu. Gostei do teu texto, desse momento de reflexão e também da União Estável. É, amiga, os tempos mudaram, são outros, e é esse que temos para vivermos.
    Beijo!

Sua visita e comentários são muito significativos. Volte sempre.

Get Adobe Flash player
%d blogueiros gostam disto: