Juventude/jovialidade

landscape-1435609920-young-woman-with-older-woman

 

 

Se houver um tempo de retorno,
eu volto.
Subirei, empurrando a alma
com meu sangue
por labirintos e paradoxos
– até inundar novamente o coração.

(Terei, quem sabe, o mesmo ardor
de antigamente.)

Lya Luft; in Mulher no Palco
$
A passagem do tempo é inexorável:   Nascer,  brotar,  desenvolver, morrer. Não há como congelarmos o tempo. Ilude-se quem usa a indústria do rejuvenescimento como meta de vida.
A juventude é considerada “a idade de ouro da vida, onde a energia e vitalidade são as características principais, ” Fonte  Mas será que  só ela traz júbilo?

A jovialidade, disposição para a alegria e realizações, não tem limite na idade, como nos observa Lya Luft “Somos seres humanos em qualquer fase, na completude daquela fase”. pag, 131. pois a “vida é sempre a nossa vida.” pag 137.  É a nossa maneira de ser, depende de nós. A juventude tem um tempo marcado; a jovialidade pode ser eterna.

Muitas vezes, nos perdemos e deixamos de cultivar pequenas coisas que nos ilumina.”O tempo tem que ser sempre o meu tempo, para realizar qualquer coisa positiva e plausível”. pag.136.

Como na primavera do ano, também na da vida os dias acabam por tornarem-se incomodamente longos. No outono de ambos, tornam-se mais breves, porém mais serenos e constantes.”

 SCHOPENHAEUR, A., Aforismos sobre a Sabedoria da Vida.
Referência
Luft Lya- Perdas e Ganhos, 2004
Norma Emiliano

Comments

  • taislc
    Responder

    Lya Luft sempre maravilhosa! É pé no chão com harmonia, com sabedoria. Até com resignação.
    Mas algo que sempre me pergunto, que penso e não vejo muito sentido…
    A passagem do tempo é inexorável: Nascer, brotar, desenvolver, morrer.
    Não consigo descartar certas coisas e tocar pra frente sem, ao menos pensar um pouco, como se escondendo a cabeça na terra as coisas apagariam da minha mente… É enfrentando os pensamentos que nos torna fortes. Mas por enfrentá-los, não deixarei de ser feliz. Você me entende, tenho certeza.
    Beijo, Norma! Ótima semana.

  • toninhobira
    Responder

    Cada fase da vida nos ensina e havemos de ter habilidade para captar cada mudança à nossa volta bem como àquelas que brotam de dentro.
    Que será da juventude se nela passar em brancas nuvens ou esquecido de que tudo é passageiro e não há volta para o tempo, que deixamos de viver, ser e acontecer. Urge viver bem e inteligente cada etapa e assim trilhar feliz como os acúmulos que vamos colhendo no tempo, para que nossa colheita seja sempre gratificante. Sejamos mais do que os números dos anos.
    Gostei da abordagem.
    Bjs.

  • Ailime
    Responder

    Boa tarde Norma,
    Um excelente artigo.
    Bem verdade que o nosso tempo parece que se alonga quando somos jovens e depois com o avançar da idade encurta. Sobre a jovialidade penso não ter idade. Há pessoas novas já idosas e vice-versa. Há que aproveitar da melhor forma possivel cada momento.
    Um beijinho e boa semana.
    Ailime

  • Majo Dutra
    Responder

    Sua admiradora e de Lia Luft, concordo com o que ambas
    me transmitiram nas citações e comentário.
    Um tema sempre bem vindo e que muito prezo.
    Beijos, estimada Norma.
    ~~~~~~~~

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: