Intenções/Rituais- Caca – Luzia

 

 circuloenergia

 

CACA

 

Eu não farei uma lista como habitualmente se faz. O que pode me melhorar como pessoa? E o que pode me contentar a ponto de eu chamar de felicidade, que permaneça em mim por mais tempo do que conquistas traduzidas em aparência e satisfação que precisa estar em constante substituição, pois foi embora tal como veio (desprovida de permanência)?

 Na medida em que vou amadurecendo vou substituindo o desejo pelo sentimento. Só passarei a desejar a coisa quando sentir que estou realmente apto para obtê-la. Não mais me encantam tantas conquistas materiais. Já tenho quase tudo de que preciso. Vou me concentrar mais no sentir. Partir para o pertencimento da coisa antes de obtê-la. Essa coisa menos palpável, no entanto com gosto que me satisfaça o espírito. É uma árdua tarefa essa do desapego material. Difícil a gente dissociar o desejo na nossa sociedade sem ele estar relacionado com posse física das coisas.

 Então, acho que meus rituais vão ser mais meditativos, vão estar mais voltados para a contemplação, vão precisar de um grande esforço, sem dúvida. Um exemplo: eu tenho uma boa câmera fotográfica e a uso tão pouco! Quero registrar mais e mais momentos de grande significado para mim e para alguma história. Se não for de eventos, que seja de coisas que me emocionaram pela beleza, pela situação em si ou simplesmente se for para dar alguma contribuição em geral. De contribuição também eu quero muito participar. Quero servir muito mais do que ser servido. Quero não ficar apenas na reciprocidade das relações. Doar-me sem esperar que em troca eu receba alguma espécie de recompensa que ultrapasse o reconhecimento e, principalmente, servir para multiplicar, se o meu ato for algum exemplo de virtude. Não se trata de tornar-me “o bonzinho”, apenas desinteressado de pagas que não deixam  rastros. Quero é fincar mais raízes.

 Quem sabe eu não faça mais passeios Socráticos? Talvez visite mais o interior do meu estado ou do país. Isso faz muito bem. Tanto o contato mais estreito com a natureza como o contato mais caloroso das pessoas, ainda sem tantas restrições como nas grandes cidades. Quem sabe eu não vá mais vezes à orla marítima para ficar contemplando e medindo meu diminuto tamanho? Ali está a vastidão do mundo, já que no espaço sideral eu não tenho possibilidade de ir e nem sei se gostaria de vagar sem gravidade. Tiraria minha pouca substância, creio. É assim que vou caminhar desde a entrada de 2011.

 José  Claudio

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

 

luzia

LUZIA

 

–   Frequentar a  faculdade com o intuito de buscar o máximo de conhecimento/experiência possível para refletir no meu sucesso profissional (deste pretendo fazer um concurso e assegurar uma aposentadoria confortável. A que tenho hoje garantida (trabalho atual), geraria uma apenas razoável).

Ritual: antes de sair para a aula, fechar os olhos, imaginar o horizonte aberto (das minhas possibilidades) e a luz do sol fortalecendo as minhas convicções;

 

 –    Direcionar um pouco mais de tempo e atitudes com qualidade para meu casamento;

Ritual: comprar algo que represente o amor, como uma estatueta, um coração, um anjo ou flor que me lembre deste compromisso deixá-lo no meu guarda-roupa e tocá-lo antes de dormir pensando no que poderia fazer, naquele momento ou próximo dia, para este propósito;

 

 –    Manter o ambiente harmônico na minha casa, onde a minha postura é essencial.

Ritual: Uma vez por mês, contemplar o pôr do sol solicitando esta sabedoria diária.

 

–    Cultivar as amizades já existentes e ficar atenta a novas, uma vez que abri mão em função de me direcionar para minhas filhas até então tão pequenas e dependentes.

Ritual: Uma vez por mês,  contemplar o pôr do sol solicitando esta sabedoria diária.

Luzia

 

“O homem, como podemos perceber ao refletirmos um instante, nunca percebe plenamente uma coisa ou a entende por completo. Ele pode ver ouvir, tocar e provar. Mas a que distância pode ver quão acuradamente consegue ouvir, o quanto lhe significa aquilo em que toca e o que prova tudo isso depende do número e da capacidade dos seus sentidos. Os sentidos do homem limitam a percepção que este tem do mundo à sua volta. Utilizando instrumentos científicos pode, em parte, compensar a deficiência dos sentidos. Consegue, por exemplo, alongar o alcance da sua visão através do binóculo ou apurar a audição por meio de amplificadores elétricos. Mas a mais elaborada aparelhagem nada pode fazer além de trazer ao seu âmbito visual objetos ou muito distantes ou muito pequenos e tornar mais audíveis sons fracos. Não importa que instrumentos ele empregue; em um determinado momento há de chegar a um limite de evidências e de convicções que o conhecimento consciente não pode transpor.”

Carl Gustave Jung

Quando aquietamos os nossos sentidos físico e nos fixamos em nosso interior, percebemos os mecanismos internos inconscientes. Os rituais, como forma meditativa,  trazem  essas possibilidades.

O âmago da prática meditativa ritual é  estar presente  naquilo que se está executando, em cada movimento realizado, em cada palavra dita,  buscando-se viver o momento presente e contemplando- se  o significado, real ou simbólico  de cada ação.

Norma

 

 

 

 

 

Comments

  • Tati
    Responder

    Sempre saio melhor quando leio algo escrito pelo Cacá. Essa maneira de refletir sobre a vida é especial. Um homem que já entendeu tantas coisas e por isso pode escolher o refletir sobre o desejo, sobre o que é mesmo necessidade. Maravilhosa reflexão. Que 2011 possa ser um ano de sentimentos, de doação. Perfeito!
    Não conhecia a Luzia, mas pareceu tão objetiva, tão certa de seus caminhos, de como atingir suas metas. Admiro pessoas com estas caracteristicas. Que possa alcançar tudo que almeja. Sucesso!
    Beijos aos 3!

  • josé cláudio – Cacá
    Responder

    Obrigado, Norma, pela generosidade em oportunizar esta possibilidadde de a gente expor quereres, perspectivas, balanços, metas. Parabéns à Luzia também pelo firme propósito de começar um novo ano fixando na mente cada etapa que for realizada. Feliz ano novo. Abraços. Paz e bem.

  • Regina Coeli
    Responder

    Olá minha querida Norma,

    É muito gratificante receber mensagens carinhosas!
    Vim agradecer sua atenção para comigo e acabo me enriquecendo sempre mais com as preciosas reflexões que tão generosamente você compartilha conosco…
    Hoje posso lhe dizer que tenho praticado a arte de deixar saudade por onde passo e quando consigo é sinal de que as pessoas me guardaram em seus corações, o maior e mais precioso cofre do mundo!
    Deixar saudade nas pessoas quer dizer que significo algo para elas, caso contrário eu seria apenas um número, um peso e não uma lembrança agradável…
    As pessoas se aproximariam mais se conseguissem deixar saudade, por onde passam…
    Com simplicidade, abro o meu coração para acolher aqueles que se sentem bem ao meu lado assim como todos aqueles que se aproximam mim para me conhecerem melhor!
    Não desejo tudo de bom para você em 2011, mas que tanto eu quanto você sejamos TUDO DE BOM na vida das pessoas…
    Só assim as boas coisas podem acontecer.
    Muito obrigada por trazer luz, cor e alegria aos meus dias!
    UM FELIZ 2011!!!
    Regina Coeli

  • chica
    Responder

    Gostei de ver as metas e reflexões feitas pelo Cacá, que sempre nos encanta seja do jeito que for e da Luzia que está firme e decidida em seus desejos.

    Deixo um beijo aos três e tudo de bom, que as metas de todos sejam alcançadas.chica

  • orvalho
    Responder

    Norma, amiga querida, que bom a cada dia ir contemplando o doce olhar para o próximo ano pelos amigos que se propuseram!!!
    Bjs festivos e de paz aos três

  • Nilce
    Responder

    Adorei Norma. Eu nunca saberia escrever tão bem assim. Não sou de fazer mais planos muito menos metas. Até escrevi algo no meu blog, mas que serve mais para os outros do que para mim mesma.
    Quando fazia, tinha as piores decepções, resolvi deixar a vida me levar.
    Acho que até já lhe falei sobre isso. Procuro tentar terminar os do ano anterior que não pude. Apenas isso.

    Obrigada pelas palavras e textos maravilhosos e pela companhia em 2010.
    Que 2011 seja mais um ano abençoado, cheio de alegrias, paz e realizações para você e os seus.

    Feliz Ano Novo!

    Bjs no coração!

    Nilce

  • Zélia Guardiano
    Responder

    Maravilha, Norma querida!
    Adorei a postagem!
    Grande abraço.

  • Liliane Carvalho
    Responder

    Norma.
    o Cacá é um encanto, não é mesmo.
    fiquei lendo bem devagar o que ele disse e quanta sabedoria impressa em suas palavras.
    A Luzia com os seus rituais, me ensinou ser objetiva e direta ao mesmo tempo.
    beijo Norma
    que todos consigamos alcançar nossos sonhos !

  • Luzia
    Responder

    Oi Norma, Tati, José Claudio, Regina, Chica, Orvalho, Nilce, Zélia e Liliane,

    Obrigada pelas suas citações que contribuem ainda mais para minhas reflexões, …
    Que este ano seja de crescimento para todos nós!
    Grande abraço,
    Luzia

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: