“Hora do Chá”

 

“As significações, por serem constitutivas dos indivíduos, sobrevivem na vida social em nossos modos de ser e são expressas através das representações imaginárias que produzimos e verbalizamos.” BRASIL, 2007.

Tomei conhecimento da existência do chá no convívio familiar, sendo relacionado ao cuidado (fins medicinais). Porém,  ao longo da minha vida adulta, além de estar relacionado às  lembranças,  ele me remete  ao prazer do convívio (reunião de amigas) e   me traz bem estar, principalmente  através dos diversos aromas.

Por curiosidade, ao buscar  sua história, fiquei sabendo que  foram os monges dos monastérios budistas e taoístas os primeiros a adotarem o consumo do chá, para aumentar a concentração mental e afastar o sono.

Contudo,  existem lendas indianas a respeito desta origem que falam “que o primeiro arbusto de chá teria nascido das pálpebras de um monge que queria ficar acordado para sempre, fazendo referência à presença forte da cafeína na bebida”.

Entre 620-907, o chá se espalhou pela maior parte das províncias chinesas, ganhando popularidade no século VII com a publicação do primeiro tratado sobre a bebida.  Mas foi no Japão sua maior influência, moldando sua cultura e economia.

O Chá chegou à Europa no século XVII e os ingleses o introduziram no mundo ocidental neste mesmo século.

 Na Inglaterra. as pessoas se reuniam para tomar chá, preparado à vista de todos, em uma adaptação do ritual assistido no Japão.  Tornou-se uma boa oportunidade para a socialização, sendo criada “a hora do chá” para todos os lugares de trabalho e de lazer, como também nas residências dos ingleses.

No Brasil, as primeiras mudas foram trazidas pela família imperial no século XIX, sendo plantadas pela primeira vez no Jardim Botânico do Rio de Janeiro com a finalidade ornamental. Hoje, o Brasil produz e exporta chá.

 Enfim, ao longo do tempo esta bebida traz  as marcas de um tempo e nos nossos imaginários representações sociais.

Qual o significado que você atribui a “hora do Chá”?

 Fonte

Norma

Comments

  • Denise
    Responder

    Tb pra mim o chá era sinônimo de remédio…hj, tem conotação terapêutica, pq associo a um momento de reflexão, de pausa na agitação da vida para uma conversa – seja interna ou com alguém. Tem um forte componente espiritual no seu ritual, que me remete a uma sensação boa, reconfortante.

    Vc sempre abordando assuntos pertinentes, aparentemente casuais, adorei!
    Uma semana maravilhosa para todos que beberem deste teu espaço inspirador!
    Beijo, Norma!

  • Norma Emiliano
    Responder

    Oi Denise
    Grata por essas trocas que têm me possibilitado avaliar minhas postagens através da percepção de uma colega de profissão.
    Buscar inserir temas que sejam agradáveis e ao mesmo tempo contribuir com a inserção de detalhes cotidianos, que fazem parte das possibilidades humanas na busca do seu bem estar, nem sempre é uma tarefa fácil de se medir a receptividade.
    bjs

  • Beth Q.
    Responder

    Bom dia, Norma!
    Pra começar ‘a hora do chá’ para mim sempre me remeteu a coisas boas e bonitas, como por exemplo, o horário inglês de tomar o chá diariamente e coisas de rainha, princesas, etc. Está ligado no meu imaginário romântico desde pequena. Gosto tanto que sou uma colecionadora de peças antigas deste métier, como bules e xícaras de chá ou cafezinho. Tenho uma atração fatal por estas peças, não posso vê-las à venda que fico me coçando. Coisas de biruta, mas todo mundo tem algo assim parecido.
    Chá pra mim, pode ser cafezinho, mas envolve uma atmosfera romântica e de reunião com boas amigas.
    E agora deixa eu ir, porque a Dolores me espera. Tô atrasada pra aula. hehe
    beijocas cariocas

  • chica
    Responder

    Lindo post, Norma!

    Pra mim a hora do chá significa um carinho que me dou, tranquilinha ou com amigos. Enfim, uma boa horinha do dia! Nem sempre dá, aliás, poucas vezes,sr Mas quando dá, ótimo! beijos,linda semana!chica

  • Yasmine Lemos
    Responder

    Há romantismo,saudosismo e vontade de conversar no final da tarde com pessoas queridas.Gosto de chá de maça.
    beijo e uma ótima semana

  • Valéria
    Responder

    Oi Norma!
    A expressão “hora do chá” me remete a reunião de amigas animadamente desfrutando do doce da vida, mas na realidade o chá para mim só tem uma conotação terapêutica, medicinal. Marcamos no final muitos cafezinhos.rsss
    Beijinhos e uma alegre semana!

  • Toninho
    Responder

    Otimas e interessantes informações para este momento de relaxamento e interiorização ou de inter relação com pessoas afins numa maneira descontraida e leve.
    Uma bela semana amiga.
    Meu terno abraço de paz e luz em cada dia.
    Beijo.

  • Ana Karla -MIsturação
    Responder

    Adoro chá e não há para mim uma hora, mas no momento do desejo. Ultimamente tenho apreciado pouco, mas por onde passo que tem um chazinho, me delicio.
    Mas hora do chá, penso logo no finalzinho da tarde, acompanhado por alguns biscoitos.
    Norma que post maravilhoso!
    Boa semana
    Xeros

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: