Fotos e histórias

Quando, por algum motivo, me deparo com uma foto de pessoas desconhecidas, observo suas expressões, o lugar onde se encontram,  logo em seguida vem  a  indagação:  quais seriam suas histórias?  Quais os significados, sentimentos e emoções desses momentos refletidos nas fotos?

Cada pessoa tem sua história que não é puramente individual,  pois nossas vivências se entrelaçam nas trajetórias de outras pessoas.

O falar ou  o contar as histórias propicia a retomada  dos caminhos percorridos, a consciência de si mesmo e a representação de uma época.   Assim,  interesso-me por conhecer trajetórias de vida.

Por outro lado, na terapia de família,  a história é o ponto de partida para análise das questões e fotos podem ser importantes instrumentos para algumas etapas do processo .

O entrelaçamento de fotos e narrativas de vida constituem memórias. Hoje, conforme observa alguns estudiosos as narrações contribuem para que as gerações futuras compreendam e interpretem as atuais tensões e contradições que perpassam nossa sociedade. Também, o  retorno ao biográfico indica uma mudança no campo geral da investigação e da reflexão contemporânea nas ciências humanas.

Já pensou em quais fotos escolheria para contar sua história?

Gostaria de compartilhá -las?

Quem sabe pode nascer aqui  um novo projeto – Linha da vida.

 

Norma

Comments

  • chica
    Responder

    Que lindo vídeo e acho que sei quais as minhas fotos…Embora muitas delas apenas na memória registradas! beijos,chica

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Olá, amiga
    Adorei o “lançamento” e do seu novo Projeto (já o vejo como certo)… quando vai iniciar??? Conte comigo…
    Vc sabe que isso me agradam muito…
    Sempre gostei de fotos… elas dizem o estado da nossa alma…
    De fato, a linha da nossa vida pode ser muito bem traçada pelas fotos… pois elas espelham o nosso interior na maioria das vezes… sinto que sempre tive vontade de ser muito mais feliz do que fui e sempre tive esperança de dias melhores justamente pelas fotos… agora que o sou… percebo que elas tinham razão: a minha criança, menina , moça e mulher estavam guardadinhas dentro das fotos…
    Lindo post e inspirador!!!
    Bjm de paz

  • Meri Pellens
    Responder

    Bacana mesmo contar a própria história por meio de fotos. Tenho um pequeno álbum com fotos de épocas/momentos que mais me marcaram positivamente até um pouco antes de casar (confesso que excluí uma parte porque não quero lembrar mesmo). Tenho outro álbum maior que é como uma continuação.
    Por isso concordo que é algo bem legal de se fazer. Mas na net não faria, não publicamente por causa dos plagiadores, etc.
    Agradeço sua visita e palavras, viu?
    Beijinho e muita paz!

  • Valéria
    Responder

    Oi Norma!
    Video sensacional! Nooossa sei bem quais minhas fotos, tenho desde bebezinho.Abracei sua ideia!
    Beijinhos!

  • marcela
    Responder

    Oi Norma!
    Interessante sua iniciativa.
    Tem algo desse tal “MEME”(não me pergunte o significado do termo, pq não sei e não acho quem saiba) que rola na blogosfera, onde através de imagens vc diz coisas q gosta e n gosta na vida.
    Bjos e sucesso!

  • Yasmine Lemos
    Responder

    Nossa que legal! perdi muitas fotos lindas,outras rasguei por tristeza,raiva…hoje me arrependo.Tenho quase nada ,mas Chica disse bem,estão aqui na mémoria
    beijão Norma

  • Toninho
    Responder

    Lindo video amiga,que beleza de arte para reescrever uma historia de vida.
    Ah,como gostaria de ter fotos de minha vida.
    Mas é uma linda idéia sim.
    Meu cairnhoso abraço de paz e luz.
    Bju.

  • Lizete Ferraz
    Responder

    Adorei o vídeo, que viagem…
    Nossa, eu tenho muitas fotos. Toda a vida minha contada em fotos. Meu marido tem esse hobby, então ele fotografa tudo. E eu qdo solteira também tinha essa mania. Mas não sei se dividiria publicamente…qdo postei algumas fotos da minha família no meu blog voce nem imagina o uê que foi. De parentes, amigos e mesmo do pessoal da blogosfera, dizendo que não era bom colocar fotos pessoais na internet. Então, não sei ainda…

    Beijocas
    Liz

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: