Fotografia

A partir da sua descoberta até os dias de hoje, a fotografia vem acompanhando o mundo contemporâneo, registrando sua história através de uma linguagem de imagens.

 

 cuba-dos-epocas-livro-fotografias-em-preto-e-branco_MLB-F-4743308909_072013

Imagem Net

 

 

 

Fotografias captam os momentos significativos da existência humana e contam histórias.

Houve uma época em que não tínhamos acesso fácil as máquinas fotográficas e elas também não tinham muitos recursos. Contudo, no transcorrer da minha vida, tive alguns registros importantes, mas não de todos os momentos que marcaram minha  história. Hoje, faz parte do meu cotidiano fotografar não só momentos significativos, mas tudo que me encanta  e que considero, algumas vezes,  importante para ilustrar meus  textos.

As redes sociais, os diversos recursos da NET favorecem o compartilhar do olhar fotográfico sobre um tempo histórico e, possivelmente, será uma das fontes históricas sobre essa nossa era.

Por outro lado, na clínica as fotos ajudam a traçar a linha da vida, a captar traços esquecidos pela memória, pois  elas imprimem  em nosso ser sentimentos diferentes.  As lembranças, os sentimentos,  pensamentos e as informações são exploradas num nível mais profundo ampliando o diálogo terapêutico.

As fotos são representações de um tempo e segundo Barthes (1984) “se insere na dinâmica de um olhar que segue na direção do passado, mas de uma transcendência.”

Como você usa as fotos em sua vida?

Norma Emiliano

 

BARTHES, roland (1984).A câmara clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira

 

Comments

  • chica
    Responder

    Adoro as fotos e fotografar. A cada olhada no velho álbum, emoções fluem e até lágrimas rolam de saudade! beijos,linda semana,chica

  • Adao Braba
    Responder

    Não gosto de ser fotografado, mas, não me oponho quando convidado. O contrário é verdadeiro: gosto de registrar os momentos em família, amizade, festas, viagens, momentos. É muito bom fotografar!

  • Teresinha Ferreira
    Responder

    Olá Norma,
    Captar os bons momentos é algo fantástico. Uma invenção e tanto. Adoro ver fotos antigas. Fico um tempão observando os detalhes e tudo mais.
    Beijos mil

  • Lúcia Soares
    Responder

    Norma, sinto muito não ter fotos da minha infância nem adolescência. lembro-me que meu pai tinha uma máquina muito bonita, naquele tempo eram importadas e a dele ela alemã, coisa fina. rs Mas ele não tirava fotos com ela, pois nem eu nem meus irmãos temos registro fotográfico, a não ser de fotos tiradas (poucas) por tios. Acho que ele teve o sonho de ter a máquina, mas como as revelações custavam muito caro, acabou sem poder tirar fotos. Só pode ser isso. rs
    Tenho umas 3 ou 4 fotos minhas, entre 1 e 3 anos e mais nada. Depois, algumas poucas de adolescente, tirada por tios e primos. Às vezes sinto falta desse registro. Por isso (talvez) não gosto de tirar foto, mas agora até tenho feito, para deixar um registro para netos, pelo menos. Porque com os filhos agi igual a meu pai e tirei pouquíssimas fotos, mas ainda assim, têm um bom acervo.
    A fotografia é mágica, uma volta no tempo.
    Beijo!

  • Norma Emiliano
    Responder

    Sabe Lúcia, tive uma festa linda de 15 anos sem registros fotográficos. Não era comum as pessoas terem máquinas ou mesmo considerarem as fotos tão significativas. Eu lembro de fotos que tirei aos 4 ou 5 anos de carinhas, isto era muito comum.
    bjs

  • Ma Jivan Prabhuta
    Responder

    Eu amo fotos… tanto tirar como ser fotografada. Tenho um arquivo imenso de fotos de família desde os anos de 1800 e antes de ontem..do tempo em que o Pão de Açúcar não tinha bondinho e o Corcovado não tinha o Jesus Cristo… e tenho mesmo.
    São portais das memórias eternas.
    Realmente é uma das minhas paixões navegar por estas memórias… como criar um instante mágico através de um click!!!
    Beijão…adorei poder vir aqui conversar um pouco com você Norma querida!

  • Beth Q.
    Responder

    Eu adoro fotografias e imagens, sou viciada em passar tempo olhando imagens pela internet, por isso trago sempre imagens lindas e genuínas pra meu blog.
    Tivemos muitas fotos feitas em família quando era pequena, mas infelizmente, tinha também uma tia que adorava roubartilhar as mesmas do álbum lá de casa e assim foram-se muitas lindas que estão hoje esquecidas na casa dela, pois até ela já esqueceu que tem estas fotos por lá, o difícil é falar isso pras primas e elas aceitarem remexer nos guardados dela. rsss
    um beijo carioca

Sua visita e comentários são muito significativos. Volte sempre.

%d blogueiros gostam disto: