Falando de intuição
“Canta o que não silencia
É onde principia a intuição
E nasce uma canção rimada
Da voz arrancada
Ao nosso coração”.
Oswaldo Montenegro
Este é um tema estudado pela psicologia, mas também pela ciência. (Jonh Locke, Albert Einstein, entre outros). A história das descobertas científicas tem mostrado que, embora a razão tenha sido utilizada para organizar, desenvolver, e testar as idéias, muitas delas tiveram uma dose de intuição ao se inciar o processo criativo. Por outro lado, algumas pessoas deixam que ela seja seu guia mestre. Não se pode afirmar que seja o melhor caminho para se decidir, mas é um fato da psíque humana reconhecível na vida de todos.
O que é intuição?
Intuição vem do latim, intueri, que significa olhar, ver.
Segundo Jung é uma função psicológica de percepção, é irracional, se baseia em processos inconscientes. “A intuição fornece, em primeiro lugar, apenas imagens e ou impressões de relações e condições que não podem ser conseguidas através de outras funções, ou só podem após muitos rodeios.”(1991) .
Diz- se que as mulheres são intuitivas, trazendo uma conotação mística que, alguns atribuem, se desenvolveu por historicamente elas serem do lar, ligadas aos afetos e afastadas do desenvolvimento intelectual e racional. Contudo, a intuição é um fenômeno humano que requer liberdade interior e introspeção, muita observação e prestar atenção no que se vê.
Enfim, simplesmente acontece, não se pode procurá-la; é uma forma de abordagem da realidade; é uma habilidade de percepção de um conhecimento, uma informação
Porém, Daniel Goleman (Inteligência emocional) diz que uma vez que de consiga controlar e entender nossas emoções, podemos alcançar um estado mental de calma profunda para sermos mais receptivos ao nosso interior e também ao nosso entorno.
Você acredita em sua intuição, teria algum exemplo de escolhas baseadas nela?
Norma
Comments
Gracita
Oi Norma
Não há como não acreditar. Ela simplesmente acontece!
E nos indica caminhos, percepções, e passeia por nossas emoções
Não dá para negar que somos intuitivos por natureza. Uns mais, outros menos. A intuição deve sempre ser considerada pois floresce do âmago da nossa psique
Um tema excepcional para refletirmos
Beijos
Norma Emiliano
Olá Toninho
Sensação, intuição, pensamento e sentimento, segundo Jung, compõem as percepções básicas da psique humana.
Às duas funções por cujo intermédio apreendemos o mundo Jung deu os nomes de sensação e intuição (irracionais).
Junções racionais,pensamento e sentimento, porque descrevem os modos com que se ordena e avalia a experiência.
Abraços.
toninhobira
Que bonita introdução com esta bela inspiração de Montenegro.
Eu creio na intuição e no seu desenvolvimento e gostaria de entender sua ligação com as percepções sensoriais, ou não se relacionam. Talvez o processo de criação poética tenha um pouco da intuição.Um cantinho da mente humana que vale estudos mais A gente sempre está num desenvolvimento a partir de nossa sensibilidade onde mora a intuição.
Gostei Norma.
Em tempo gostaria de ler aqui sobre as percepções e ligações com os sonhos.
Uma boa semana produtiva e com paz.
Bjs
chica
Lindo tema. ADOREI OS VERSOS DO Oswaldo Montenegro! e EU TENHO MINHA INTUIÇÃO BEM FORTE…já ME AVISA DE CARA ANTES…mUITO BOM! eLA NÃO ME ENGANA! BJS, CHICA
Anete
Ainda:
… Sim, acredito nas minhas intuições. Geralmente faço escolhas correspondentes às experiências vividas e dando passos de fé… Creio que a intuição precisa ser alicerçada em princípios seguros.
Com carinho
Anete
Um texto profundo, Norma.
A intuição vem do olhar, ver, perceber e, principalmente, de vivências/experiências. A alma tem um poder incrível, muitas vezes latente.
A mulher por ser mais emocional, tem uma sensibilidade à flor da pele…
Gostei das suas visitas, obrigada.
Bjs e feliz Outubro…