Existe desejo na terceira idade?

Retrospectiva-  IV Encontro Fluminense de Terapia Familiar-  Ecos do  IX Congresso

Existe desejo na terceira idade?

Ana Maria Oliveira Zagne

Existem muitos aspectos dificieis na terceira idade, que podem agravar o desempenho sexual do casal, como por exemplo, lidar com a aposentadoria, tanto pelo motivo de parar de trabalhar, quanto pelo risco do achatamento salarial, diminuindo a qualidade de vida em muitos casais. Ocorre nesta  faixa etária fragilidade física e emocional que leva o homens e mulheres à muitas limitações. Como fazer para conjugar todas as dificuldades que aparecem na idade avançada, com a vida sexual ativa? Isso às vezes torna-se dificil. Por isso que muitos acham que sexo na terceira idade é diferente do sexo em outras fases do ciclo vital do casal. Mas, o que muda na realidade, são  as diferenças no desejo, entre  o homem e a mulher. Muitas mulheres adoecem no período de menopausa e se desinteressam pela vida sexual, por falta de esclarecimento sobre os tratamentos adequados. Nos homens poderão ocorrer dificuldades na sua capacidade sexual, causadas por doenças comuns nesta fase, que em alguns casos podem deixá-los incapacitados para as relações sexuais. Muitos não têm coragem de enfrentar essa dificuldade procurando tratamento, para tornar sua vida sexual satisfatória novamente. O casal deverá estar aberto para não cair nas várias encruzilhadas reservadas pela vida afora, como por exemplo, a “sindrome do ninho vazeio”, quando os  filhos saem de casa.

Fonte: Livro de resumo do IX Congresso de Terapia Familiar/ 2010

Comments

  • josé cláudio – Cacá
    Responder

    Isso ainda é um tabu no imaginário e acaba afetando na realidade. Quando eu era criança, por exemplo, eu achava que os mais velhos eram uma espécie assexuada, só servindo para transmitir ordens, conhecimentos e manutenção. Hoje, acho que é ainda pior, com a desvalorização da idade em todos os sentidos. Quanto mais velhos vamos ficamos, mais estorvos vamos sendo considerados, apesar de toda a resistência que é posta . Basta olharmos o horror ao envelhecimento que as pessoas estão cultivando. Muito bom este tema, Norma! Meu abraço. paz e bem.

  • Lúcia Soares
    Responder

    Existe. Depende da pessoa, do seu modo de encarar a vida. Muitos acham que não vale mais a pena. Outros acham que é até “imoral” pensar na questão.
    Um casal bem estruturado, ou pessoas sozinhas que, principalmente, se valorizem, nem percebem a idade.
    Beijo!

  • Nilce
    Responder

    Norma

    Adoro suas abordagens.
    Acho que o sexo faz parte da vida e não é a idade que vai atrapalhar em nada.
    Com o tempo a vida sexual passa de quantidade para qualidade entre duas pessoas que se amam.

    Bjs no coração!

    Nilce

  • Socorro Melo
    Responder

    Oi, Norma!

    Achei super interessante esse tema, e bastante esclarecedor. Quem dera que todos os casais, na 3ª idade, tivessem o privilégio da informação. Tudo se tornaria mais fácil, né? e a vida não perderia sua qualidade.

    Bom estar aqui.

    Beijos 🙂
    Socorro Melo

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: