Essência da vida

essencia da vidaA autora do pôster é Marga Cuerva, do Colégio marista de Igualada (Barcelona). Google Imagens

“A rede de relacionamentos precisa ser regada e provida dos nutrientes. É do encontro das almas que nascem os melhores frutos da vida.

Na atualidade, é comum nos espaços domésticos e empresariais a preocupação com fatores que possam influenciar favoravelmente o ambiente. Para tal, encontram-se respostas em linhas de estudos como a cromoterapia e o Feng-Shui (filosofia chinesa). Acredita- se que luzes ou mesmo o uso de determinadas cores podem afetar a disposição e os sentimentos. Por outro lado, outros estudos apontam para as energias geradas pela mente e as emoções capazes de produzir efeitos tanto bons quanto negativos.

Os sentidos canalizam estímulos que frequentemente ficam inconscientes afetando o indivíduo de forma sutil; a médio e longo prazo, esses estímulos podem trazer conseqüências à vida das pessoas e às organizações, em geral. Portanto, estudos evidenciam as influências recíprocas entre o ambiente e os indivíduos.

O nível de bem-estar das pessoas e a satisfação pessoal são ingredientes fundamentais tanto à qualidade de vida quanto aos resultados empresariais. Logo, as interações  constituem- se no fio condutor destes processos.

Algumas famílias e organizações desviam suas crises para reformas ambientais. Entre cimentos e tintas ocupam suas horas e pensamentos criando uma falsa idéia de projeto comum. As pessoas envolvem-se exteriormente e as emoções e problemas ficam congelados nos impasses. Outras almejam mudanças, mas não se percebem como parte essencial deste projeto e esperam por “milagres”. De acordo com James Redfield, “os sinais da vida devem ser respeitados”.

No jogo relacional estão as peças fundamentais para o desenvolvimento pessoal e grupal, seja ele familiar ou empresarial. Parafraseando Roberto Santos, “a “prata da casa” só se mantém na mesa da casa se estiver sendo constantemente polida e adequada a sua finalidade”. O que significa que todo processo precisa ser constantemente avaliado para que se possa adequar às necessidades oriundas de cada etapa.

Sintomas expressam a paralisação; seja no ciclo de vida individual, familiar ou organizacional. Podem aparecer nos indivíduos através das doenças, como obesidade, diabetes, infarto, e através do consumo de substâncias como álcool, drogas e tranqüilizantes, etc. Nas empresas podem surgir em forma de fraudes, negligências, pressão dos clientes, baixa motivação interna, etc.

O papel das lideranças (pais, coordenadores, diretores, gerentes, etc.) é fundamental para a estruturação do clima emocional ambiental. Seu autoconhecimento, controle emocional, percepção, trato, afetividade, respeito às diferenças pessoais, etc. vão favorecer o alcance de objetivos produtivos.  Assim, nas palavras de Maturana “a história dos seres vivos é uma experiência (…) implica em participar com os outros de um projeto comum, o que só é possível se, na convivência com o outro(…) incorporar o amar e o  respeitar.”

Norma

Comments

Sua visita e comentários são muito significativos. Volte sempre.

%d blogueiros gostam disto: