Blogagem Coletiva- Sonhar e Ser

wwwwwwwSonhar e ser - 1-2 

Este post  foi publicado quando iniciei este espaço (2009) . Hoje,  o reedito,  nesta minha participação na coletiva- Sonhar e Ser:  O que os sonhos fazem por nós –   proposta pela querida Liliane  em  comemoração ao  aniversário do seu blog.

Do Sonho à realidade

“O inconsciente, fonte de conhecimento e de energia, cria o sonho. O sonho e o inconsciente transformam a consciência e renovam a vida” Regis S. M. Oliveira

Não sabia se havia sido um sonho ou pesadelo, pois a sensação, ao acordar, foi incômoda.

A presença do pai parecia-lhe de conforto e segurança. Contudo, no desenrolar das imagens não chegavam a nenhum lugar. Estavam perdidos. De repente, viu -se só. Não sabia como chegara àquele lugar e como seu pai desaparecera. Não havia nenhuma referência para que lado se dirigir, ou mesmo para onde ir, não tinha o local de chegada. Não sabia o que fazia ali. Ficou confusa e assustada. Por estar com ele, não se deteve no caminho. Não tinha ninguém e nem como se contactar. Não havia pessoas, telefones ou mesmo endereços. Estranha sensação. O chão sumiu sob seus pés.

Acordou, graças! Acordou! Localizou -se. Realmente estava só. Sentia-se mal. Não havia, ali ou acolá, alguém que se preocupasse com ela. Tudo lhe doía. Estava febril.

Ah! os tempos de meninice, da filhinha querida, já se foram há muito. Aqueles, que se detinham com atenção e, por vezes, de forma exagerada, também já se foram. A presença, em sonho, do seu querido pai trazia-lhe a sensação de ser amada, reconhecida e segura. Mas, por outro lado, veio a solidão, o susto de estar perdida, sem o seu chão.

Pensando nestas imagens e confrontando-as, percebeu que se sentia solitária em suas dores e sem afeto. Mas, reflete! O amor daqueles que se foram permanece e vai estar sempre presente dentro do seu ser.

Pensando, também, nos referenciais nos quais tinha se baseado para direcionar a sua vida, percebe que houvera perdido um pouco o rumo. A preocupação em dar conta do lado provedor afastou-a do seu valor maior, a afetividade. Sufocada pelo peso dos compromissos, aprisionada num papel, descaracterizou-se, e em contrapartida houve afastamento emocional familiar. Nesta corrida, deixara que o seu rumo profissional se confundisse e se dispersasse.

Deste mergulho, trouxe à tona o seu sentido. Retoma o rumo em direção à sensibilidade, ao empenho, à afetividade, que são os guias que lhe confirmam valor.

Norma Emiliano

Parabéns Liliane e sucesso sempre.

Se  desejar  participar da blogagem  ainda está em tempo. Ela permanecerá até  25/02.  Avise à  Liliane.

Comments

  • Débora
    Responder

    Mãe,

    que esse blog venha ter muito sucesso e que muitas pessoas consultem seus textos, reflexões e etc. Fui a primeira a comentar no seu blog…rs
    sua filhota

  • black hattitude
    Responder

    Hi,

    Thank you for the great quality of your blog, each time i come here, i’m amazed.

    black hattitude.

  • chica
    Responder

    Emocionate texto esse e valeu a republicação. Foi de um início de sonho que deu certo também.

    Um amor o recadinho da filhota! beijos às duas,chica

  • Glorinha Leão
    Responder

    Oi Norma, penso que os sonhos são recados que nosso inconsciente nos envia. Acho que os sonhos, tanto quando dormimos, quando acordados, nos fazem prosseguir, enfrentar, tentar, ousar. Por que as respostas, na verdade, estão sempre dentro da gente e não fora. Beijo grande, ótimo texto!

  • Liliane Carvalho
    Responder

    Norma
    que gostoso é ter oportunidade de ouvi o coração das outras pessoas, especialmente daquelas que são amorosas com o próximo e cuidadosas também.
    Vejo muito isso em você, atenciosa com as pessoas que estão por perto.
    Acho que é um jeito especial de fazer o sonho da paz e do amor ficarem reais.
    Sua filha aqui é uma prova disso.
    Como no conto, sempre tenho sonhos que vão e voltam quando eu durmo.
    acho que eles querem me dizer algo, mas ainda não sei o que é.
    Penso como a Glorinha, que as respostas estão dentro da gente, né
    Vim aqui agradecer de coração a sua atenção sempre amiga e generosa.
    me sinto acolhida aqui.
    obrigada por esta bela participação.
    um abraço muito carinhoso

  • Socorro Melo
    Responder

    Norma,

    Excelente o conto. E quantas vezes nos perdemos, nos descaracterizamos, e atavés de um sonho, refletimos, e mudamos a direção de nossa vida. Comigo já aconteceu.
    Existe um potencial inimaginável no nosso subconsciente, que sempre nos traz à tona, ensinamentos preciosos para a vida prática.

    Bela participação
    Beijos
    Socorro Melo

  • Catarino
    Responder

    Esta blogagem coletiva nos proporciona a ver as ideias de outros blogueiros sobre esse excelente tema que são nossos sonhos.
    Seu texto está ótimo.
    Agradeço sua visita e comentário no meu blog.

  • Manuela Freitas
    Responder

    Gostei muito do teu texto, que como todos os outros nunca deixa de passar uma mensagem!
    De facto é sempre bom situar o sonho no contexto, o que passou passou! O sonho é essencial para avançar!
    Beijos,
    Manu

  • Tati
    Responder

    Oi Norma, adorei! Realmente, como você disse, seu texto casa bem com o meu. Acho que alguns dos questionamentos da sua personagem estão em mim também. É na questão profissional que encontro meus maiores desafios. Acho que isso acontece com muita gente que tem aptidão para algumas coisas, mas dá foco ao lado provedor! Linda a parte de que o amor que recebemos segue em nós, mesmo que quem nos tenha dado o amor tenha partido.
    Beijos.

  • luma
    Responder

    Às vezes precisamos ir ao fundo do poço para encararmos a realidade, mas viver o cotidiano com a realidade sendo esfregada em nossa cara, não dá! A afetividade é um dos ingredientes que alimentam os nossos sonhos e achei super legal, você escrever sobre sonhos e um dos seus sonhos, talvez o maior, tenha vindo comentar! 🙂 Beijus,

  • Ana Karla – Misturação Misturão
    Responder

    Vim conferir a coletiva e leio logo seu texto que faz refletir a qualquer pessoa.
    Os sonhos são mesmo para sonhar e realizar.
    Xeros

  • Anne Lieri
    Responder

    Norma,gostei tanto do seu site!Voltarei para ler tudo com mais tempo!Por agora,devo dizer que sua participação me emocionou!Uma linda e comovente história!Bjs,

  • Anne Lieri
    Responder

    Norma,coloquei um comentário mas ocorreu um erro.Deixo meu carinho e parabenizo-a pela linda e comovente participação!Bjs,

  • Zilda Santiago Maciel
    Responder

    Bela participação na coletiva da Liliane que tb participo.Bjs no coração.

  • Orvalho
    Responder

    Olá, querida Norma
    Estive ausente muitos dias e vim ver os posts deliciosos de todos…
    Gostei do seu e destaco a questão da sensibilidade e afetividadade… Isso mexe muito comigo!!!
    Oferecerei um Retiro Espiritual de Domingo à Terça… é tempo de reflexão!!!
    Seja muiito feliz e abençoada!!!
    Bjs de paz

  • vera maria
    Responder

    Quero agradecer teu comentário sobre meu texto sobre espiritualidade que postei no blog Orvalho do Céu.Gostei muito tua postagem é um texto maravilhoso.Estou te seguindo e te convido a seguires o meu blog,ficarei muito honrada.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: