Dignidade Humana

  

JovemVelho

Imagem Internet

 

Falar do cotidiano é simples, porém a forma como é percebido faz toda a diferença. Neste relato, o contexto é um ônibus urbano e os participantes: o motorista e seus passageiros (jovens, crianças e idosos).

Sabemos que a partir dos 65 anos de idade, o transporte rodoviário é gratuito e cada pessoa possui o seu próprio passaporte após o cadastramento realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Diante desse direito por lei, muitas são as situações que os idosos enfrentam no seu dia-a-dia.

A Lei nº.10.741/2003 (Estatuto do Idoso), em seu artigo 230, determina que “a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida”. Contudo, o que vivenciamos denuncia que a sociedade “não comunga desse credo”.

A impessoalidade reinante, no sentido de tirar da vida tudo que é humano, e o excesso de individualismo não conferem dignidade ao ser humano e cenas de desrespeito são frequentes. Nesse sentido, chegamos ao seguinte fato ocorrido: uma senhora de 80 anos entra no ônibus com outros passageiros. O motorista, que é atualmente também o cobrador, recebe o dinheiro, dá instruções sobre lugares para outros e dirige-se a senhora referindo-se ao seu  cartão e à roleta. Diante de tanta confusão, a senhora não consegue passar e o motorista solicita-lhe que desça, pois a roleta travou e depende de um novo pagamento. Ela se recusa a descer e muitos dos passageiros começam a gritar para que ela desça, pois estão com pressa. Ela desce, com a fisionomia irritadiça, para enfrentar uma nova espera, num dia ensolarado.

A teoria na prática não se concretiza. Propiciar ao ser humano bem-estar requer políticas públicas, humanização de todos e valorização da vida.

Falar em envelhecimento, como se fosse algo à parte de cada um, é viver na alienação. A dignidade humana e a qualidade de vida fazem parte do processo evolutivo e educativo. Viver com dignidade é ter a condição de ser humano respeitado. Em sua música “È preciso saber viver”, Roberto Carlos  resume tudo isto muito bem.

Enfim, presente, passado e futuro são os elos da vida. Portanto, não percamos de vista a dignidade de SER humano.

Norma

Comments

  • Sonia Beth
    Responder

    Norma, um excelente dia pra voce. Pra mim falar em dignidade humana é falar em Direitos Humanos, questão combatida por muitas pessoas. Voce que é terapeuta de familia, já deve ter percebido que se houvesse educação em direitos humanos ou diginidade humana dentro do próprio lar , a convivência em casa e na sociedade seria bem melhor. É o que eu penso.
    beijinhos e um excelente dia a todos do Pensando em Família

  • Ana Karla – Misturação Misturão
    Responder

    Norma, sem falar que um dia todos serão idosos e precisarão da dignidade, respeito e humanidade de todos.

    Um absurdo!!!

    Bom dia

    Xeros

  • Beth Q.
    Responder

    Ai, isso dói!
    Às vezes, sinto que estamos num mundo de Saramago mesmo, aquele do romance Ensaio sobre a Cegueira.
    Que triste constatarmos que tanta coisa evoluiu neste mundo e neste país, mas as relações e respeito ao humano e principalmente idosos, caminham para trás.
    um abraço carioca

  • Nilce
    Responder

    Oi, Norma

    O que falta é educação e respeito.
    E isso se traz de berço. É em casa que temos exemplos, sem precisar de leis.
    No nosso tempo não existiam essas leis e sabíamos muito bem respeitar todos independente de idade, raça ou condição social.
    Se não, um bom beliscão resolvia e nunca ficamos traumatizados por isso.
    Fico indignada e revoltada com o que vejo nos dias de hoje.

    Adorei o tema. Quer tomar um café pra continuarmos o papo?

    Bjs no coração!

    Nilce

  • leci irene
    Responder

    Norma, há uma nova doença tomando conta da humanidade – a pressa. Pressa para sair, pressa para chegar. Pressa para comer. Pressa para tudo. E parece que foi com muita pressa que esquecemos a solidariedade, as leis do amor…

  • Socorro Melo
    Responder

    Oi, Norma!
    Uma excelente abordagem. Fico estarrecida com tanta falta de respeito à dignidade das pessoas, principalmente em locais públicos. Em ônibus é um horror, ninguém respeita ninguém. As próprias mães, sentam crianças nos assentos destinados a adultos, idosos e deficientes, e fazem de conta que não estão vendo as pessoas de pé, ao lado. É uma falta de educação tremenda. Como se vivessem no mundo ilusório do faz de conta… faz de conta que não vou ficar velho…

    Um grande abraço
    Socorro Melo

  • Daniel Soares
    Responder

    Muito triste saber como a sociedade esta caminhando, Nilce
    citou os fatos de beliscões e isso não eh tratado como violência
    ao menor. Acho que a Educacao deveria vir do Berco mas não eh o que esta acontecendo.
    Espero que as pessoas que tenham um pouco de poder comecem a tratar de questoes como essas tão banais na formacao de uma sociedade
    com mais atencão.

    Uma Boa tarde a Todos.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: