Desejo de amar

imagem. casal 1

O amor, há muito cantado em prosa e versos, tem despertado muitas emoções e atitudes ao longo da história da humanidade. É uma palavra universal,  porém é um conceito cultural e subjetivo.

Amar e ser amado poderiam ser simples, entretanto, envolve toda a complexidade do ser humano que é a responsável por tantos desencontros amorosos. É constante a queixa de parceiros que não se sentem amados por mais que o outro procure manifestar o seu amor. Ele não é reconhecido. Lamentável é ouvir alguém dizer que não consegue amar.

Será que você já se perguntou: como me sinto amado e como expresso o meu amor? Estes dados são fundamentais para se crescer no amor.

Cada um de nós aprende amar e dar amor através do processo de aprendizagem que ocorre nas nossas primeiras interações. Assim, trazemos um modelo de amor.  De acordo com Luhman, 1990, “o amor é um código de comportamento, um modelo de conduta que temos diante dos olhos quando aprendemos a amar”.

O amor adulto exige um árduo trabalho; é necessário que as demandas de satisfação individual sejam reconhecidas por cada um de nós e sintonizadas pelos parceiros. Assim, conhecer-se e conhecer ao outro, dar e receber são elementos fundamentais para amar e se sentir amado.  Cabe também ressaltar que na medida em que deixamos de ser meros receptores, tornamo-nos mais livres da dependência do outro.

Desta forma, na relação cada um precisa aprender a ver o outro como ele é, buscando filtrar valores, crenças, medos, expectativas. É um investimento a dois; disposição de se deixar conhecer e aceitação recíproca. Como escreveu Clint Weyand “Meu amor deve estar disposto a permitir que você cresça em direções que eu não percorri. Se não te dou esta liberdade, meu amor é apenas um método disfarçado de controlar você”.

E você já se perguntou: Eu sei amar?

Norma

Comments

  • Anônimo
    Responder

    Amar e ser amado é sempre o que se quer, mas o dificil é se ter um relacionamento que permita esta troca

  • Laura
    Responder

    Preciso ainda percorrer varios caminhos e talvez , durante a minha jornada , eu cresça e as outras pessoas tb cresçam , evoluam, e quem sabe descObriremos o que é AMOR .

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: