Desafios

 

cl_26999

 

Há uma etapa do ciclo de vida  familiar que os filhos precisam seguir sua própria vida, ter autonomia, ou seja,  ter independência emocional e financeira;  pensar e agir por si mesmo. individualizar-se.

Alguns confundem autonomia  com estar isolado. Entretanto,  quando a referência é só o si mesmo  não se tem alteridade e não há como confrontar seus conflitos e ambiguidades. “Não existe um ‘Eu’, se não houver o ‘Outro’ que lhe forneça contornos de si mesmo” (Anton, 2002,  p.23).  Na  convivência  se pode crescer e se perceber como autônomo, ter suas próprias decisões e responsabilidades. Porém, isto não significa que não se pode passar um tempo só, voltado para o seu interior (diálogo interno). “Solidão consiste numa retirada estratégica que permite interiorização, gestação, renascimento” (Anton, 2002, 90.)

A individualidade e a autonomia são  necessárias para a capacidade do amar e ser amado, de construir seu próprio núcleo.  Tudo na vida é um aprendizado, basta que se esteja disposto a enfrentar os desafios tanto de estar junto, como  de estar só. Nas palavras de Gibran : “cantai e dançai juntos, e sede alegres, mas deixai cada um de vós estar sozinho”.

Norma

Referência

Anton. Iara C; Homem e Mulher ,seus vínculos secretos, 2002.

Comments

  • toninhobira
    Responder

    Olá Norma, bem interessante estes desafios e esta capacidade de estar junto mas estar só para se conhecer e crescer, sem individualismo, sem isolamento.
    É preciso entender que é preciso esta liberdade.
    Muto boa postagem.
    Abraços com carinho.
    Bjs.

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Boa noite, querida amiga Norma!
    Gosto de interagir mas gosto igualmente de retirada em legítima defesa…
    Bjm muito fraterno

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: