Depressão?

depresc3a3oImagem Net

 

 

 

O dia amanheceu cinzento assim como o seu despertar.

 

Na atualidade, se exalta a felicidade, e a tristeza fica encolhida não podendo ser expressada. A alegria e tristeza fazem parte da mesma moeda e são importantes manifestações na vida do ser humano. Contudo, nem sempre se detecta quando o desânimo e a apatia ultrapassam o limite da normalidade.

Quando há acontecimentos relacionados às perdas, é comum a tristeza chegar e se instalar por dias ou mesmo algumas semanas (15 a 20 dias). No entanto, deve-se ficar atento quando esta tristeza paralisa e interrompe as ações importantes do cotidiano, ou seja, quando é necessária uma avaliação.

A tristeza profunda associada a baixa autoestima são sinais de que a avaliação do profissional da saúde mental precisa ser realizada. Alguns outros sinais ajudam a denunciar a depressão, como por exemplo: insônia, insegurança, esquecimento, raciocínio lento, alto grau de pessimismo, dores, má digestão, entre outros.

A depressão consiste num transtorno, uma anormalidade psicológica que afeta as pessoas em todas as idades e precisa de tratamento, pois num estágio muito grave pode ocorrer o suicídio.

Considera-se o quinto problema de saúde pública do mundo. Entre famosos encontramos alguns que foram considerados depressivos: Vincent van Gogh, pintor; Ludwig Van Beethoven, compositor; Isaac Newton, cientista; Renato Russo, cantor e compositor;  Kurt Cobain, músico e recentemente Walmor Chagas, ator.

Um conto

A sua queixa é a frequente insatisfação, o sintoma é a depressão. Não consegue entender seus sentimentos; sente-se paralisado. Muitos são os motivos que impulsionam as atitudes humanas e muitas delas são conscientemente desconhecidas. Continua aqui

Norma Emiliano

 

Comments

  • chica
    Responder

    Lindo teu conto e a depressão é um mal que aflige muitas e muitas pessoas. Há parece uma insatisfação generalizada e nessa hora, tratar é preciso! beijos,lindo dia! chica

  • Bruxa
    Responder

    Bom dia!!!

    Conheço muitos com esse problema e na maioria dos casos, é muito difícil sair sozinho dele.
    Obrigada pela visita lá na caverna, gostei muito!

    Hoje postei uma possível solução para o problema de seguidores que estamos enfrentando no blog.

    Abração esmagador e lindo dia.

  • marliborges
    Responder

    É Norma, depressão é um caso sério. Uma doença que precisa ser tratada. Bjs Marli

  • Toninho
    Responder

    Uma doença perigosa Norma e traiçoeira também.
    Sua crônica esclarecedora está ótima. A reflexão da alegria e tristeza num mesmo ambiente e ou pessoa é a perfeita tradução do ser humano.
    Parabéns amiga.
    Meu abraço e linda semana a você.
    Beijo.

  • Leila
    Responder

    É a doença do século embora muitos não a aceitem como tal.
    Queria compartilhar, mas não vi outro jeito senão copiar e colar.

  • Anne Lieri
    Responder

    Excelente alerta,Norma! Buscar um profissional deixa essa doença equilibrada! bjs,

  • Beth Lilás
    Responder

    É doença, é séria e deve ser tratada, mas já reparou como tem gente que só reclama, mas não tem coragem de buscar ou deixar ser levada para um profissional tratar?!
    bjs cariocas

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: