Dar e receber

egocentrismo

    Imagem Internet

A  GAIVOTA

 

Uma bela gaivota chegou à capital do reino, deu voltas ao seu redor e foi pousar numa das ruas da cidade. O acontecimento chegou aos ouvidos do governador. Ligeiro, este foi dar-lhe as boas-vindas e ordenou ainda que preparassem uma festa especial para a distinta visita. Pensou que a gaivota merecia, no mínimo, que a sua chegada fosse celebrada no interior de um templo.

Chegou o dia, a gaivota foi conduzida ao templo. Em sua honra começaram a tocar os melhores músicos, mas os sons que produziam, confundiam e perturbavam o animal. Para lhe prestar homenagem, queimou-se incenso da melhor qualidade, mas o seu aroma penetrante enjoava a ave. Celebraram-se prolongados rituais litúrgicos, mas como a gaivota não os entendia, eram-lhe insuportáveis e esgotantes. Após a cerimónia, foi obrigada a ingerir, contra a sua vontade, variados elementos condimentados e fortes licores. Mas, além de tudo isto, a celebração prolongou-se vários dias e a gaivota teve de se submeter ao mesmo programa em cada um deles. O animal foi ficando muito triste, fraco e melancólico. E antes de finalizar o tempo dedicado a honrá-la, o seu coração deteve-se para sempre.

Moral:

É preciso sermos especialmente cuidadosos e sensíveis para dar aos outros o que eles desejam verdadeiramente, e não o que nós pensamos que desejam de acordo com as nossas atitudes egocêntricas e os nossos padrões, ou com o que nós gostávamos que desejassem. Se uma ave, com as suas melhores intenções, der um passeio pelos ares com um peixe, as consequências são desastrosas, apesar das intenções.

Fonte

Os melhores contos espirituais do Oriente, de Ramiro Calle

 

Você já passou por uma experiência como esta?

Comments

  • Cris França
    Responder

    Querida Norma,

    que difícil que é aprender essa lição.
    a gente pensa sempre que esta fazendo o bem, por amor e por amizade.
    e as vezes, se assusta, surpreende, aborrece com a reação do outro.
    Fazer o que se não era o que o outro queria???????
    havemos de crescer muito para aprender isso, que não somos donos de nada, muito menos da felicidade de alguém. bjs querida

  • Onde as Palavras se Sobrepoem
    Responder

    Olá Pensando em Família.
    Desejo comunicar-lhe que seu link de postagem como texto para
    o projeto não foi apresentado na comunidade e nem no blog.
    No blog à apenas comentários de que postaria, mas o link do texto não
    foi enviado por isso não pude avaliá-lo.

    Obrigada!

  • José Cláudio (Cacá)
    Responder

    O pior, Norma ,é quanodo isso acontece entre pessoas mais próximas da gente, feito companheira, amigos , filhos, enfim, para não termos que dizer “de onde menos se espera…” Linda esta mensagem! Abraços. Paz e bem.

  • eder ribeiro
    Responder

    estes que te cercam impondo gostos pensando que está agradando é o pior de todos, infelizmente, graças a deus, não tive nenhum em minha vida. bjos.

  • Beth Q.
    Responder

    Boa noite, Norma!
    Hummmmm, já vi casos assim, principalmente gente que adora fazer festas enormes e cansativas para um bebê de 1 ano e a criança não quer saber de nada daquilo, só mamar e dormir cedo.
    Graças a Deus eu nunca me vi numa situação constrangedora como esta, porque sempre pensei no outro como se fosse comigo, não gosto de fazer nada que deixe o outro sem graça ou participação. Sempre penso muito antes de agir e não magoar alguém.
    beijos cariocas

    (Sobre a música do dia que ofereço todos os domingos, tive esta idéia no início do ano passado e venho assim homenageando a todos os amigos blogueiros que interagem comigo neste longo tempo. Um dia chegará a sua vez, preciso apenas conhecê-la melhor para fazer o oferecimento certo, ok)

  • Livinha
    Responder

    maravilhoso conto.
    Bem verdade a conclusão do texto.
    Temos que agir conforme manda nossas necessidades. Contrariando a isto, acabamos por nos sufocar, deixando de ser sinceros para conoscos mesmo.
    Nosso viver é fazemos o caminho, inspirados na verdade, para objetivar-mos a vida.

    Obrigado pelo carinho postado em meu recanto.
    Adorei conhecer o teu espaço e ficarei feliz de unir-me
    a ti pelos laços de nossas escrituras que tanto nos conforta a alma.

    Uma feliz semana para você

    Bjs

    Livinha

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: