Festas Juninas no Sudeste

 

Este texto foi organizado no ano de 2010, atendendo a solicitação da querida Ana Karla, do blog misturão.  Hoje revendo meus rascunhos, senti vontade de fazer esse post, tendo em vista que estamos em plena realização das festas juninas.

 

 

festa junina

Tela de Yole  Travassos (Festas)

 

As festas juninas são lembranças marcantes na minha trajetória de vida. Na infância e adolescência participei intensamente desses eventos, na rua do meu bairro. Os  trajes típicos (caipiras, confeccionadas pela minha avó), os ensaios e as danças de quadrilhas e a ornamentação (cortando e pregando bandeirinhas) são recordações de muita alegria.

 Na vida adulta participei da organização das festas em associação de bairro e incentivei as filhas nas festas escolares.

Enfim, falar destas festas na região sudeste do Brasil, especificamente, Rio de Janeiro e Niterói, na atualidade, reporta-me a lugares variados: Escolas, Instituições religiosas, clubes e ruas.   Em relação aos trajes, as mulheres se vestem de caipira, com saias volumosas e os homens se apresentam com chapéu de palha, calça remendada, lenço no pescoço, camisa xadrez e dente cariado, que segundo pesquisa é personagem nascido das comemorações pelo interior de São Paulo e de Minas Gerais.

 Os locais são decorados com bandeirinhas; montam-se barraquinhas com diferentes quitutes, normalmente comidas típicas, como amendoim torrado, canjica, pipoca, cocada, milho verde, pamonha, broa de fubá e batata doce. As bebidas são quentão e refrigerantes. Os pontos culminantes nas Festas Juninas são:  o casamento e a dança da quadrilha.

 As danças e alimentos típicos dessa época ainda estão por aqui, mas as fogueiras e festas de rua estão cada vez mais raras.

Norma Emiliano

Comments

  • chica
    Responder

    Essas festas são tão legais,mas aqui estão reduzidas. Nunca se vê uma bem legal! Pelo menos eu não as vejo aqui em Poa. beijos,chica

  • Valéria
    Responder

    Oi Norma!
    Tudo é como você falou, acho que independente do lugar, até no que diz respeito a diminuição das comemorações de ruas e também um pouco da descaracterização das quadrilhas que estamos presenciando aqui pelo nordeste. Que é bom é, uma animação contagiante regada a muita comida típica deliciosa!

    Beijo e um ótimo dia!

  • Ana Karla Misturação-Misturão
    Responder

    Muito bom reler seu texto aqui.
    São João é isso mesmo. Está na comidinha, nas decoração, na roupa e no bom humor de cada um.
    Xeros

  • josé cláudio – Cacá
    Responder

    Oi, Norma, acho que a tradição mesmo está sendo mais assegurada a sua manutenção é pelo interior. Por aqui as festas juninas pouco lembram dessa saudosa fase que você relacionou. Há muita música eletrônica, muita roupa de última moda, nenhuma fogueira , nenhum quentão e umas danças esquisitas. Tenho ido sempre nos eventos de minha filha mais nova e o que vejo é de dar saudade dos tempos que eram mais de acordo com as nossa tradições interioranas. Abraços. Paz e bem.

  • Valéria
    Responder

    Oi Norma!
    Dê uma passadinha em emu blog, tem um selinho lá para você!
    Beijo!

  • Roselia
    Responder

    Olá,
    Venho convidar-lhe para o meu post do dia 15 onde participamos um número considerável na BCFV em que debateremos a JUVENTUDE…
    Participe vc também!!!
    Seja sempre muito bem vindo(a)!!!
    Bjs de paz
    http://espiritual-idade.blogspot.com/

  • Nina
    Responder

    Adorei essa ilustracao Norma, linda, colorida e alegre, assim como na minha lembranca é essa época de festa junina. Gente, eu AMO as músicas dessa época, as comidas e principalmente, as lembrancas que tenho.

    Hj em dia na minha terra ,tem o boi bumbá ( o de Parintins). Acho até bacana, mas gosto mesmo é do boi de antigamente. Hj tá tudo tao comercializado:-(

    Mas gosto da festa junina normal, dessa das fogueira e das cirandas,nossa, disso eu morro de saudade…

  • Maria Luiza Monteiro
    Responder

    Olá Norma.
    Aqui no nordeste também era assim, mas como aí , também está ficando escassa uma festa como esta que você descreveu.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

  • GABRIELA
    Responder

    FAZ PARTE DE COMIDAS EXTRANGEIRAS DO SUDESTE QUE TEM TAMBEM NORDESTE…

  • Thallyitaah
    Responder

    Acredito que as fastas da região sudeste tem muito a ver com a da região nordeste

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: