Passado e presente

História e passeio

Fiz uma excursão à Minas Gerais, cidades históricas. Considerei uma visita panorâmica, tendo em vista que só entrei em contato com os princiáis pontos históricos. Foram quatro dias de muitas informações, mas também de integração com um grupo formado por trinta e três pessoas e  um guia permamente e  três locais.

Uma  interessante viagem ao túnel do tempo,  através do grande acervo da arte  barroca. Essas cidades foram fundadas  durante o período do Ciclo do Ouro no Brasil, entre 1700 e 1800. Estão neste circuito Tiradentes,  São João del Rei, Itabira,  São Tomé das Letras, Ouro Preto, Mariana, Congonhas e Diamantina.  Mas o passeio não se estendeu a todas.

Registrei com muitas fotos e fiz alguns murais para colocar  neste post como ilustração do acervo artístico e arquitetônico, encontrados nas suntuosas igrejas,  ruas e casas que preservam toda a tradição e cultura.

TIRADENTES

SÃO JOÃO DEL REI

GRUTAS

Maquiné

 Maquiné, localizada em Cordisburgo,

descoberta em 1825

Gruta do Rei do Mato

Localizada em  Sete Lagoas

OURO PRETO

MARIANA

Tivemos um excelente guia local  que nos encantou com sua vasta cultura e declamação de poesias sobre alguns acontecimentos históricos. (Alexandre)

CONGONHAS

Santuário  do Bom Jesus de Matosinhos

Os doze profetas e  seis capelas  com cenas da Paixão de Cristo

Artes de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho

Entre as diversas curiosidades citadas pelos guias,  escolhi  para compartilhar a que considerei mais significativa em relação ao desejo do homem de reservar para si um pedaçinho do céu através de sepulturas localizadas embaixo das igrejas, onde se pode  observar os números  sobre os pisos.

O que não gostei,  foi o quanto os cavalos colocados em charretes  sofrem maus-tratos  ao subirem aquelas ladeiras  íngremes, principalmente em Tiradentes.

Ficam  também registrados os rostinhos das pessoas que compartilharam desse passeio. Entre eles,  Evangelina, de 79 anos que com sua vitalidade nos afirma a valor de se  viver  com alegria e disposição.

Foi muito bom estar com vocês.

Norma

Comments

  • chica
    Responder

    Que lindo passeio e conhecer lugares assim é muito bom. Estavas em boa companhia.Todos felizes, isso dá um lindo astral na viagem,né? beijos,chica

  • Elys
    Responder

    Percebe-se que foi um lindo e alegre passeio. Bom, um passeio assim…

  • Anne Lieri
    Responder

    Norma,fiz esse roteiro tb! É corrido, mas vale muito a pena! Um passeio inesquecivel e gostei tanto que depois voltei para ficar só em Ouro Preto por tres vezes!…rss…fotos muito lindas,parabéns!bjs,

  • Norma Emiliano
    Responder

    Anne
    Eu também voltaria a Ouro Preto para ficar uns três dias.
    bjs

  • Toninho
    Responder

    Poxa que legal Norma. Como mineiro fico aqui todo saudoso em refazer este circuito que muitas vezes vivi. Itabira é a minha cidade(de Drummond tambem,rsrs) mas vejo que não passaram por lá, fica proxima de Mariana. Voce fez um belo passeio por Maquiné/Sete lagoas. E faltou a da Lapinha que fica proximo ao Aeroporto Confins.Ainda faltou o passeio de Maria Fumaça.
    Gostou da gastronomia mineira?
    Minas é trem bão né?
    Um abração amiga e ate amanha no encontro com Denise com link na minha pagina.
    Beijo.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: