Conquista

 

Em seu livro A Águia e a Galinha, Leonardo Boff  apresenta histórias utilizando-se das energias presentes na águia e na galinha.  O autor assinala que, nós humanos, temos duas dimensões:  da galinha, o mundo concreto e todas as suas limitações e  o da águia,  nossos sonhos, nossa vontade de ser outra coisa e de sempre crescer.  Com estas simbologias  deseja suscitar reflexões e possibilitar o desejo da busca da identidade pessoal.

 

Assim,  transcrevo abaixo um trecho deste livro que fala da conquista dos pares.

 

“Você sabe como as águias se enamoram?

 

O casal de águias entretém uma relação de fidelidade por toda a vida. Juntos caçam, juntos montam o ninho, juntos incubam os ovos e juntos buscam alimento para os filhotes. Como entre os humanos, o casal de águias não copula apenas para multiplicar a espécie ou em certos períodos do ano por ocasião do cio. Surpreendentemente, copula com frequência. Na fase de enamoramento, até oito vezes ao dia. Depois de acasalados, se amam em qualquer época do ano, como expressão de companherismo amoroso.

O enamoramento tem símbolos de grande força. O macho, voando mais alto, se precipita como uma flecha por sobre a fêmea que voa muito metros abaixo. Ao aproximarem-se, a águia-fêmea se volta sobre o dorso. Fica de peito para cima, expandindo as asas e estendendo as garras na direção da águia-macho. E dá-se então o festival do encontro. A águia-macho, vindo como uma flecha, de súbito paira no ar. Abre as asas e  entrelaça suas garras como as garras da águia-fêmea. Assim ficam, ora voando à maneira de bicicleta, ora para frente, ora para os lados, ora deixando-se cair, embevecidos pela paixão, até quase tocarem o solo. Só então se separam e voam em forma de guirlanda, ascendendo para um novo abraço de garras e de volutas no espaço.
Conquistada a noiva, a águia-macho ganha como troféu o seu território demarcado. E lá vive o casal voando e caçando por muitos e muitos anos, felizes até que a morte os separe”.

Leonardo Boff – A águia e a galinha (uma metáfora da condição humana).

 

Para você, qual a moral desta história ?

Comments

  • Tati
    Responder

    Oi Norma, eu amei este livro. Faz muitos anos que li, mas boa parte de suas lições ficaram em mim.
    A parte do livro que mais me marcou não foi essa, foi o despertar da águia, com o brilho do sol nos olhos. Esta parte eu sou capaz de visualizar, como se tivesse visto um filme e não lido um livro. Tem luz, nuances… Tem diretor de fotografia!! hehehe
    Adorei ver um trecho deste livro aqui. Eu não tive um único amor, mas vivo feliz com o mais companheiro deles. Não acredito em tampa de panela ou metade da laranja. Amei mais de uma vez e todos foram os maiores, no momento em que os vivi. Espero, e me esforço, para que o Vi seja para sempre. Invisto no relacionamento, ele não é eterno por si só. O entrosamento é fundamental, o partilhar também.
    Um beijo.

  • Beth Q.
    Responder

    Bom dia, NOrma!
    Eu ainda não li este belo livro, aliás está na minha mira para uma nova compra, mas adoro a maneira de escrever de L.Boff que aliás, mora em Itaipava, pertinho de minha casa lá na serra e vez ou outra, encontro-o na mesma padaria à tarde. Já o cumprimentei, tirei foto com ele e considero-o um dos maiores intelectuais de nosso tempo.
    Este trecho do livro está demais e posso lhe dizer que sinto-me como este casal, um protegendo o outro.
    beijinhos cariocas

  • Tata
    Responder

    sou super fã dessa historia… já fiz um post duplo sobre a aguia e a galinha….
    Em relação a parte da fidelidade, é lindo ver a fidelidade no mundo animal… pq nós seres RACIONAIS não podemos ter um amor como da aguia, até que a morte nos separe???

  • josé cláudio – Cacá
    Responder

    É, Minha amiga Norma, a vida animal tem muito a nos ensinar. Uma pena que o homem ache ser ele o rei absoluto do saber. A harmonia perdida dos elementos que compõem a natureza é responsabilidade exclusivamente humana. O poder e o querer egíostas já botaram quase tudo a perder. Vou ler esse livro do Boff. Gosto muito de tudo o que ele escreve. Um abaço. paz e bem.

  • ROSANE
    Responder

    Bom dia Norma,
    Feliz por sua visita e seu carinho.
    Sou meio suspeita em comentar Leonardo Boff. Leio tudo dele e tenho quase todos seus livros.
    Esse livro dele nós eu e marido sempre indicamos quando damos palestras para casais aqui em minha cidade Campinas SP.
    Leonardo é sempre será um dos preferidos, sua inteligência me encanta.
    Beijos de bom final de semana para ti que Deus te abençoe sempre e sempre!

  • manuel marques
    Responder

    Lindíssimo texto ,amei.

    Beijo e bom fim de semana.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: