Cake, uma razão para viver.

20150526-cake01-650x400Imagem Net

 

Sinopse:

“No filme Cake: Uma Razão para Viver, Claire Simmons (Jennifer Aniston) é uma mulher traumatizada e depressiva, que busca ajuda em um grupo para pessoas com dores crônicas. Lá, ela descobre o suicídio de um dos membros do grupo, Nina (Anna Kendrick). Claire fica obcecada pela história desta mulher, e começa a investigar a sua vida. Aos poucos, começa a desenvolver uma relação inesperada com o ex-marido de Nina, Roy (Sam Worthington).” Fonte

Este é um filme cuja a crítica considera inconsistente em sua trajetória, no entanto com um olhar mais clínico, com uma análise mais voltada para as questões da personagem central, percorremos todo o processo que envolve situações de perdas traumáticas e sentimento de culpa. História de uma mulher que precisa reaprender a viver.

Temas- dor física e psíquica; suicídio e maternidade;

Cenas muito bem escolhidas, mostram a dificuldade de confrontar sua dor psíquica que se expressa fisicamente na fibromialgia, no  vício por remédios, no sexo sem compromisso nas tentativas de suicídio. Cenas,  posteriormente, demonstram sua aceitação pela perda através  da expressão de raiva pelo acontecido, do  lidar com os objetos do filho morto, da liberação da culpa e culminando na sua possibilidade de se levantar literalmente para seguir sua vida.

Um paralelo entre ela e a suicida do grupo de apoio ( através de sonhos)  serve também de base para seu encontro pessoal e poder se reconhecer como uma boa mãe para o filho que morreu.

Não falarei sobre   cake  (bolo) que é uma das cenas que mostra que está caminhando para se restabelecer.

Norma Emiliano

Comments

  • chica
    Responder

    Temas fortes abordados.Parece bom,mas no momento, preciso ver coisas mais leves, tranquilas… bjs, linda semana! chica

  • Ailime
    Responder

    Olá Norma, um filme que merece a pena ser visto. Histórias de vida que são um exemplo. Tema forte que dá que pensar no quanto sofrimento existe e que tantas vezes nem nos damos conta.
    Beijinhos e uma boa semana.
    Ailime

  • Calu
    Responder

    O tema é instigante, parece colocar o espectador frente as muitas ramificações do caminho, as escolhas, os percalços… no momento estou como a Chica, preferindo ver assuntos mais leves.Fica anotada a boa dica.
    Bjos,
    Calu

  • Socorro Melo
    Responder

    É fato, quando a mente não está sã, o corpo adoece. E que luta deve ser vencer todo esse sofrimento. Alguns, sequer, conseguem, como bem retrata “a suicida”…
    Mas, como diz a Chica, preciso de algo leve, alegre, luminoso…

    Grande abraço
    Socorro Melo

  • Toninho
    Responder

    Deve ser um filme muito bom no sentido de reflexão sobre estes temas tão complexos que geram milhares de opiniões e analises. Coisas da cabeça um campo vasto e perigoso. Creio para voce especialista deve ser muito mais do que um filme. Se colocar em cena é uma realidade quando nos envolvemos nas representações.
    Boa dica Norma.
    Abraços.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: