Blogagem Coletiva- Vida Simples

 

Vida simples no lar

 

Seguindo as  orientações  para participar da   blogagem coletiva Vida Simples, inspirada por  Mila’ s Ville , cujo subtema é Vida Simples no lar, escolhi como foco de olhar a Minha sala, como se dizia “antigamente” sala de refeições. Esta escolha relaciona-se a uma tradição familiar.

SAM_0328

Na minha família de origem, creio de muitas outras pessoas da minha época, a mesa de refeição tinha papel importante nas relações familiares, inclusive com lugares especiais para os responsáveis pela família, denotando uma hierarquia.

No decorrer da minha infância e adolescência, os momentos das refeições, principalmente, aos domingos, tinha um significado de compartilhar os acontecimentos e unir os membros da família. Para mim, principalmente na infância, representava muita alegria, pois tínhamos sempre a presenças de tios e primas,  dando ao dia um clima de festa. Minha avó paterna, que morava conosco, era a mobilizadora destes encontros.

Com a morte da minha avó, as reuniões do almoço de domingo permaneceram, mas só entre nós (pais e filhos).  No transcorrer do tempo, com os casamentos, nascimentos dos filhos/netos, a família tornou a crescer e a tradição se manteve em volta dos meus pais. Hoje, meus pais já são falecidos e tenho meu núcleo familiar e uma filha casada.

Vivemos tempos de grandes mudanças, entre elas o hábito das pessoas realizarem suas refeições quando estão em casa, na maioria das vezes, sentadas em frente à  TV e sem um horário comum a todos os membros.  No entanto, com certo esforço contra o hábito atual, passei as minhas filhas a importância do hábito de fazer refeições em família, pois acreditamos que é uma forma saudável de estreitarmos nossos laços. Portanto, a sala é o CORAÇAO da minha casa, lugar onde os afetos se entrelaçam.

SAM_0326

 

Neste sentido, li uma reportagem  sobre o benefício desta prática referindo-se a  Pesquisas norte-americanas que apontam que adolescentes, cuja família cultiva o hábito de comer reunida, têm menos problemas com drogas e indisciplina. Portanto, sentar-se à mesa e comer de maneira unida pode mudar as relações dentro de casa. Que tal olharmos a nossa sala  nesta perspectiva??????

Norma Emiliano

 

Comments

  • leci irene
    Responder

    Bom dia! Obrigada pela visita! Nós duas olhamos nesta primeira blagagem, a sala de jantar. Dois aspectos diferentes – um, a construção, outro, o uso, a reunião…. Concordo contigo sobre reunião familiar..
    Abraços

  • Lúcia Soares
    Responder

    Norma, aqui em casa também nos sentamos à mesa para todas as refeições. É um hábito saudável e necessário, realmente.
    E nada dos homens se sentarem sem camisa ou de boné. De maneira nenhuma!
    O melhor da vida é feito de simplicidade, não é?
    Bj

  • Tina
    Responder

    Oi Norma!

    Na minha casa sempre foi assim – mas a tradição ficou restrita ao almoço de domingo onde era de lei toda a família (somos apenas 4) participar. Agora, com as filhas casadas e morando no exterior, ficamos só nós 2, mas o almoço de domingo continua valendo.

    Parabéns pelo blog e obrigada pelo comentário que deixou. Volte sempre, eu voltarei.

    Beijo e boa semana,

  • Açuti
    Responder

    Oiii Norma,

    aqui em casa não temos horários rígidos, mas o sentar a mesa é sempre único por aqui…faço questão de ter minha família a mesa…bom, sentamos, sempre todos os dias, pro almoço, marido (que trabalha a noite mas eu o acordo pra comer com a gente), o filhote no cadeirão (e já se alimenta sozinho), a minha princesinha na cadeirinha dela (ela ainda não faz refeições, mas já começou a comer frutinhas) e eu!!!

    bjksss, tenha uma excelente semana.

  • Iêda klein
    Responder

    Norma, entrei nesta atividade sem saber direito como é. Mas a cada postagem que leio mais encontro histórias que podem ser minhas! É incrível!
    Aqui em casa fazemos mais que refeição na hora da refeição. Mas é assunto para outro dia.
    Por hoje vim conhecê-la e lar sua postagem.Um excelente enfoque Parabéns.
    beijos,Iêda

  • Norma Emiliano
    Responder

    Olá a todas

    Muito obrigada por florirem este meu espaço com seus comentários.
    bjs,

  • Astrid Annabelle
    Responder

    Olá Norma!
    Demorei mas cheguei!rsss
    O tema que você escolheu está perfeito. Na minha casa sempre houve o ritual das refeições à mesa com a família reunida. Era assim na casa de minha mãe.
    Ainda hoje, mesmo que de maneira espaçada, quando meus filhos vêm me visitar a reunião acontece nas refeições à mesa.
    A vida tem outro sabor quando assim acontece.
    Gostei muito do seu post!!!
    Um beijo amiga!
    Astrid Annabelle

  • Regina Coeli
    Responder

    Olá Norma.
    Que escolha mais preciosa você fez para seu post da BLOGAGEM COLETIVA VIDA SIMPLES.
    Eu não tive essa felicidade que você documenta!
    Trabalhei fora uma vida inteira, as vezes em 2 empregos e não dava para vir em casa na hora do almoço, família pequena…
    Mas eu amo esse ritual e muitas vezes preparo a mesa e alimento sozinha.
    Minha copa/cozinha é uma das partes da “CASINHA FELIZ” que mais gosto…
    Parabéns pelo lindo post!!!
    Abração carinhoso.

  • Yoyo
    Responder

    Norma,
    Aqui em casa, refeições no sofé foram sempre proibidas.Mesmo depois que as minhas filhas cresceram. mesa, para mim, é uma peça fundamental.É onde meu marido e eu(hoje somos só nós) nos reunimos no final de semana para falar de tudo que nos aconteceu durante a semana.
    Beijinhos

  • Mauro
    Responder

    Oi Norma, não gosto muito disto de blogagem coletiva, participei de uma, mas tenho dificuldades em escrever sobre mim, mas vivi esta mesma época tua ao redor da sala de janta, nos almoços de domingo, quando meus avós maternos eram vivos, meu pai, meus tios e todos se foram, hoje cada um está para um lado, não encontrei minha cara metade, logo não formei família, sou eu e minha mãe, meu irmão na casa dele, meus primos na deles, e a mesa grande com suas lembranças ficou no passado.
    Escrevi num blog que tinha aqui que só mencionava recordações da minha vida, sim, aquilo era lindo, uma vida simples que se foi embora, hoje está tudo muito mudado, pra pior, acho, apesar de toda esta tecnologia que há aí e nos une aqui.
    Ainda no ar, e acho que por pouco tempo, um blog que nasceu para contar as minhas recordações, mas sabe, cheguei a ter 15 blogs, escolhi este e outros pra ir embora.
    Visita ele mas responde em Koisas e Coisas.
    Beijos.

  • Mauro
    Responder

    Esqueci de deixar o endereço do blog, http://recordaa.blogspot.com/
    Comentários em Koisas e Coisas, obrigado!

  • Norma Emiliano
    Responder

    Oi Regina
    Eu morei e trabalhei durante o nascimento e infância das minhas filhas numa cidade do interior. Isto nos deu uma boa qualidade de vida e favoreceu estabelecer alguns hábitos, entre eles o relatado no post. Hoje, já não hátanta constância, mas mantemos, dentro das possibilidades.
    bjs.

  • Norma Emiliano
    Responder

    Ola Astrid, yoyo e Mauro

    Temos nesta postagem algo em comum. Nossas recordações ficam vivas e nos reconfortam.
    bjs

  • Fatima
    Responder

    Oi Norma!
    Ótima seamana para vc!
    Bjs.

  • Mauro
    Responder

    Oi Norma, ele está lá, o blog, ainda dando um jeito, tendo idéias, mas o meu principal deles é o Koisas e Coisas, mas adoro escrever, sei lá.
    Sigo hoje com seu blog aberto.
    Boa noite.

    Gostei do comentário como um jardim, é verdade.

  • luma
    Responder

    Norma, estou contigo! Também acho que é na sala de jantar que a família se estabelece! Mas aqui em casa, por causa da rotina de cada um, a nossa sala de jantar, virou sala de lanchar! Reservei o horário de reunião para quando todos chegam do trabalho, horário que há sempre um bolo, um biscoito, um pão saindo do forno, mas se não sai do forno, vem da padaria mesmo!!
    Não sabia que a blogagem era para falar da “Vida simples, no lar”. Beijus,

  • Lu Souza Brito
    Responder

    Olá Norma,
    Também valorizo muito o almoço em familia. na casa da minha mãe, devido aos horários de trabalho diversos, isso já nao acontece mais, mas aos finais de semana e reunioes de familia, funciona assim também.
    Na minha casa eu e meu marido também fazemos questão de jantar juntos enquantoconversamos sobre a vida, os planos, os sonhos. Momentos de pura cumplicidade.

  • Mila Viegas
    Responder

    Que sala mais convidativa! Aqui todos sempre comem reunidos em volta da mesa e esses momentos são únicos e simplesmente deliciosos!

    beijos

  • Jordana
    Responder

    Eu acho maravilhoso fazer as refeições em família. Um dia ainda vou ter uma, mesmo que pequena, pra ter esse simples prazer. Lindo post!
    Flores e cores pra você!

  • Marianne
    Responder

    Querida Norma, lindo post!
    Concordo com você, família reunida a mesa para o jantar é uma lembrança da minha casa também e agora com meu filho faço a mesma coisa, é importante esse momento é nessa hora que tudo acontece e que tudo podemos ver!
    Amei sua sala!
    Bjks.
    Marianne

  • Ingrid Strelow
    Responder

    Adorei tua perspectiva de pensar que a sala é o coração da casa e que as pessoas são o coração e a alma de uma família. Parabéns por compartilhar conosco!
    Beijo,
    Ingrid

  • Norma Emiliano
    Responder

    Olá

    Luma, Lu, Mila, Jordana, Mariane e Ingrid.
    Obrigada por terem compartilhado sobre a Minha Sala.
    Bjs,

  • Isadora
    Responder

    Norma passo para conhecer o seu espaço e ler o seu post sobre a blogagem. Adorei!
    Vivemos tempos bem diferentes, mas esses almoços em que conseguimos reunir a família são sem dúvida, um momento mágico. É o momento de trocar, compartilhar.
    Gosto disso.
    Um beijo

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: