Blogagem coletiva- Natal

Esta é a minha participação na blogagem coletiva organizada pela querida amiga Rosélia, do blog Espiritual Idade.

O Natal sempre representou, na minha trajetória de vida,  um dia especial de encontro familiar em torno do mesa num ato de reverência ao nascimento de menino Jesus.  Assim, o presépio, a ceia e a troca de presentes são símbolos de amor,   de fraternidade e  de esperança.   No conto que reedito abaixo compartilho um dos melhores presentes que recebi no Natal de 2009.

Sonho de Natal

Manhã de Natal! Três beijos e um sonho.

Faz dezesseis anos que você partiu em sua viagem sem volta. Neste dia o sol se pôs, a lua e as estrelas cintilaram no céu, mas em meu ser uma nuvem espessa transbordou em lágrimas. Não mais uma menina indefesa que nem sequer podia imaginar perdê-la, mas uma jovem mulher, mãe de suas netas.

A certeza da perda eterna na manhã seguinte aportou em meu ser que teimava em não querer acordar para a vida sem você (mãe). Entretanto, no suceder dos dias, anos, a sua lembrança querida foi pouco a pouco se transformando numa doce saudade. Em muitos momentos, sua voz, expressões vêm à minha mente. Momentos em que a dor das feridas cotidianas me dilaceram, sua presença em minha mente me faz recordar suas angústias e alegrias e reconheço o quanto tudo é fugaz.

São muitas as lembranças sobre a vida compartilhada. O caminho trilhado conta uma história. Nesta história sinto-me tão próxima e tão distante de você (mãe), viva ou morta, esses momentos se revezam. Quando viva, em minha pequenez de menina, enrolava-me em seu colo quando o medo me acometia. Que medo? Não sei. Era sempre você o meu porto seguro. Na adolescência, ah! Quanta distância! Entre amigos, festas e passeios sua presença era a censura. Todavia, na vida adulta, reencontro-me e vejo em você não meu porto seguro, mas a certeza do aconchego e do pertencimento. Sim, pertencer; fazer parte, sentir-me amada e valorizada.

Hoje, sinto bem- estar em ser a pessoa que sou. Você, mãe, acompanhou muitos dos meus passos, deu-me asas para voar e poder pousar em minhas escolhas. Escolhas nas quais tive que ser responsável pelas conseqüências, tivessem sido elas positivas ou negativas.

Você partiu e deixou comigo o amor que atravessa os tempos, o amor à vida, à humanidade. Em minha história, mãe, você esteve e estará sempre presente e nesta manhã de Natal recebi mais um inesquecível presente, seus três beijos em meu sonho e o sentimento renovado do pertencimento.

Norma Emiliano

Comments

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Olá, querida Norma

    ” Das alturas orvalhem os céus,
    E as nuvens que chovam justiça,
    Que a terra se abra ao amor
    E germine o Deus Salvador”…

    Esse seu post tem tudo a ver comigo pois passarei o primeiro Natal de luto tão próximo na minha vida… sei a dor a qual se refere… os sentimentos mistos que vêm e vão… e também sei de que ninguém tem “culpa” do que se vai em nosso coração….. portanto há que aliviar a vida dos familiares que nada tem a ver com a nossa tristeza e luto…
    Fez uma bela homenagem à mãe e noto o carinho que tem por ela como tenho pelo meu papai amado que se foi há 2 anos… DEPOIS DISSO NADA MAIS É IGUAL…
    Natal tem os seus mistérios: alegrias e tristezas (ainda que contidas)… mas não deve deixar de ser Natal: o nascimento do Menino Deus em nosso coração… nos trazendo esperança de nos encontrarmos todos na outra vida que seguirá a essa…
    Excelente post e sentimentos pertinentes ao Natal também… por essa via caminhei igualmente em minha colaboração… Nem tudo é luz, brilho, colorido e festa no Natal…
    Obrigada por participar e nos enriquecer tanto, menina!!! Post com sentimento de alma… Lindo!!!

    Fico tão sem palavra para agradecer o carinho imensurável com que me cumula ao longo do ano que só posso lhe dizer que te amo fraternalmente…
    Seja muito abençoada e feliz, amiga!!!
    Bjm de paz e FELIZ NATAL… apesar de qualquer vestígio de dor em seu coraçãozinho….

    “Quando eu estiver contigo no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes,

    e então saberás que eu me feri e também me curei.”

    Tagore

  • Valéria
    Responder

    Oi Norma!
    Menina, não preciso dizer muito para expressar a emoção que senti ao ler seu texto. Lindo! Nossas lembranças, esta doce saudade nos completa, é um suporte e preenche o vazio que ficou.
    Beijinhos e uma linda semana!

  • chica
    Responder

    Linda e emocionante,Norma. Belas lembranças dos teus aprendizados com tua mãe.LINDO!beijos,chica

  • Socorro Melo
    Responder

    Nossa! Muuuuito emocionante!

    Ainda bem que temos as lembranças e os sonhos, para nos manter perto das pessoas que amamos, e que partem para outra dimensão antes de nós. Lindo texto!

    Beijos
    Socorro Melo

  • Rute
    Responder

    Oi Norma,
    que história tocante!

    Também acredito que nossas pessoas queridas podem nos visitar em sonho. Já recebi muitos beijos e abraços sutis 🙂

    O titulo do seu texto, me lembrou um doce natalicio portugues:
    sonhos de abóbora, conhece?
    Beijinhos *<|:-)
    Rute

  • Toninho
    Responder

    Emocionante Norma,lindo quando conseguimos fazer das lembranças uma coisa suave e doce.Lindo quando filhos reconhecem nos pais este “pertencimento”.Bela esta sua participação,meus parabens.
    Uma bela semana com paz.
    Bju.

  • Beth Q.
    Responder

    Ai, Norma, querida, você me fez lágrimas por aqui!
    Só de pensar a dor que é não ter a nossa mãe ao lado num dia desses eu já choro antecipadamente.
    Lindo e comovente seu texto e participação na blogagem da Orvalhinho. adorei!
    beijos cariocas

  • Lizete Ferraz
    Responder

    O que dizer…? neste momento…emoção…muita…

    Beijos!!!

  • Ieda
    Responder

    Natal é tempo de renovação, reflexão e ação. Que nossos sonhos sejam alimentados sempre com muito amor e esperança, pois eles sempre nos consolam. Muito emocionante sua participação. Paz e Bem. Ieda.

  • sandra portugal
    Responder

    Adorei o revival da orvalho do Céu, hoje!
    Feliz 2012 e muito sucesso!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

Sua visita e comentários são muito significativos. Volte sempre.

Get Adobe Flash player
%d blogueiros gostam disto: