Blogagem Coletiva- Intimidade

 

INTIMIDADE ROMÂNTICA

 

Casal-dancando- 

 

Intimidade, a dança do eu e você

 

 “Sê sincero para o teu próprio Eu.” William Shakespeare

 

 Falar de intimidade é complexo, tendo em vista que este tema faz parte de discussões que dizem respeito à sexualidade, ao gênero e/ou as transformações entre as esferas pública e privada. Contudo, neste momento, o interesse é entender sua função em nossa vida.

Nos relacionamentos amorosos é muito comum, principalmente, por parte das mulheres, queixarem-se da dificuldade de ter intimidade com o seu parceiro.  A indagação que fica é: Como pensar na intimidade no sentido de melhorar a nossa vivência e a convivência?

Podemos partir de algumas indagações: O que é ser íntimo? Da minha intimidade comigo mesmo depende a minha intimidade com o outro? Como construir a intimidade?

Etimologicamente, a palavra intimidade caracteriza-se por ser uma qualidade do íntimo, que do latim “intimu”, refere-se ao que está dentro, que atua no interior, no sentir. Para o sociólogo inglês Anthony Giddens, “a intimidade é acima de tudo uma questão de comunicação emocional, com os outros e consigo mesmo, em um contexto de igualdade interpessoal”. 

Li um livro, O Espírito da Intimidade (Some, 2008), que reflete a sabedoria de muitas gerações do povo da África Ocidental, e que consiste num desafio de sermos nós mesmos. O autor refere- se à intimidade como “uma canção do espírito”, considerando o espírito como força vital que há em tudo, energia que nos ajuda a ver além dos parâmetros racialmente limitados. Esta é uma visão muito diferente de nós ocidentais.

Por outro lado, a visão africana não se distancia da realidade dos relacionamentos por nós construídos, no sentido que quando temos duas pessoas desconectadas, tanto do nível pessoal como no nível espiritual,  estes relacionamentos não têm qualquer tipo de força que lhes fundamente ou lhes dê solidez.

Poder fluir de si para o outro está relacionado à intimidade consigo mesmo, ter conexão com seus sentimentos, pensamentos, desejos e aceitar-se. Quem não tem prazer com sua própria companhia não tem disponibilidade para estar com o outro. A auto-avaliação é que nos possibilita estar próximo ou distante de nós mesmos e do outro.

Alguns estudiosos sobre relacionamento dispuseram -se a realizar pesquisas, entre eles Amy Brunell, da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos. De acordo com seus resultados, ela explica que “Se você é verdadeiro consigo mesmo, ou seja, se age de conforme o que verbaliza constantemente, seu nível de intimidade em um relacionamento é maior, e isso faz que os parceiros se sintam mais realizados e retribuam, na maioria das vezes as suas reações (…)” e isto vai fazer seu relacionamento mais gratificante”.

Portanto, esta é uma dança em que é o eu e o você são delimitados e nas trocas mútuas o amor se expande.

Esta é a minha participação na Blogagem Coletiva  Intimidade, do Blog  de Crica Viegas Um Pouco de Tudo.

 Referências

RA Notícias (online)- Estudo revela segredo para relacionamento dar certo, 2008.

– Sobonfú Some. O Espírito da intimidade, Ed. Odysseus, 2008

       Norma

 

 

 

Comments

  • orvalhodocéu
    Responder

    Olá,
    Também estou postando sobre CUMPLICIDADE, vc abordou algumas sugestões que considero de muita valia… indispensáveis diria eu até.
    Ótimo post!
    Fique na paz e sernidade pra vc.

  • Isadora
    Responder

    Oi Norma, a intimidade primeiro se dá comigo para depois dar-se com o outro. Se tão pouco tenho intimidade comigo, com o que vai em minha alma/espírito como poderei ter intimidade com o meu parceiro.
    Ótima colocação.
    Um beijo

  • Manuela Freitas
    Responder

    Olá Norma, de facto «falarmos» sobre a nossa intimidade não é fácil e gostei de ler o que escreveu, porque de facto tratou da questão com profundidade e motivou-me uma reflexão.
    Um abraço,
    Manú

  • José Cláudio (Cacá)
    Responder

    Norma, este fecho com a frase da dança para mim resume tudo a respeito da intimidade. Na dança há essa troca, há reciprocidade e há confiança de um no outro, sem contar que há o mais essencial que é o respeito, única forma de garantia de qualquer intimidade plena. Muito ótimo o seu artidgo. Abraços. Paz e em.

  • sandra
    Responder

    LINDO E MARAVILHOSO TEXTO.
    Que pena que não tem a barra de seguidores. Outro dia eu já vim e tentei achar e não consegui. Seu blog é encantador.
    Muitos temas super lindo.
    Amei.

    Vi a sua pergunta na OAPSS.
    Você vai todo domingo e ve o novo tema. Escreve sobre a proposta e depois avisa eles. Sempre no Sabado a noite eles deixam os links de quem participou.
    Eu tenho na barra do blog Interação de amigos o link com a chamada. Assim nunca esqueço. Como é toda semana, já fica lá. Mas as vezes, não consigo participar.
    Veja no http://sandrarandrade7.blogspot.com
    Espero ter te ajudado.

    Só lembraqndo o texto fica postado no seu blog.
    Eles vem e fazem a seleção.
    Acho que é assim.
    Um grande abraço.
    Sandra

    Já que não consegui fazer o login para te seguir, vou listar em minha lista de blogs.
    um grande abraço,
    Sandra

  • Norma Emiliano
    Responder

    Queridos
    É muito prazeiroso participar destas coletivas, bem como receber seus comentários.
    Não há vida num blog sem estas interações.
    bjs.

  • Beth Q.
    Responder

    Olá, Norma!
    Não estou participando desta blogagem coletiva, mas tenho lido alguns posts muito bonitos e interessantes, como este seu. Parabéns!
    bjs cariocas

  • Cíntia
    Responder

    Olá minha querida

    Como é gostoso ler bons textos e aprender com eles. Bela participação!!

    beijos

  • luna
    Responder

    Agradeço a visita e palavras no meu cantinho, muito bom este teu texto, eu penso que enquanto cada um de nós não se aceitar como é na realidade, enquanto estivermos a procurar um exemplo de perfeição que nas revistas na tV e tantos outros locais nos querem transmitir, enquanto não fizermos um trabalho interno de aceitação do que somos e não do que nos vão impondo vai ser dificil nesta dualidade que sentimos nos sentirmos plenos na intimidade
    Bj

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: