Blogagem Coletiva- Bullying

 bullying_conjunto

Imagem Internet

 

Bullying, corresponsabilidades

Quando me dispus participar da blogagem coletiva  criada por Karla do blog Misturação sobre o bullying, não sabia ao certo de que forma abordá-lo, pois alguns autores têm escrito sobre esta temática.  Então, considerei como ponto de partida a premissa na qual me baseio para atender as famílias que me procuram para tratamento e/ou orientação ou seja, a família constrói a atmosfera do lar através das interações relacionais e este é o modelo que o indivíduo leva para todos os demais contextos (escola, clube, internet, entre outros). É nesse contexto que a criança constrói a sua auto-estima e se socializa.

Bullying é nome que se dá ao tipo de comportamento universal de violência, que está relacionado a uma forma de afirmação de poder através de atitudes onde a agressividade é intencional e repetitiva.  

Normalmente, crianças até os 3 anos expressam comportamentos considerados agressivos (empurrar, morder, arranhar, etc.), tendo em vista que ainda não aprenderam a controlar os sentimentos de desagrado. Outro aspecto é a necessidade de chamar a atenção.  Este aprendizado é dado pelos pais ou substitutos  e educadores que são os responsáveis em dar limites e interferir nas diversas situações.

A manutenção do hábito agressivo é realizada, algumas vezes, pelos pais.  Eles não percebem que algumas atitudes, como por exemplo, o bebê bater no rosto dos pais, não podem ser encaradas com engraçadas, pois a criança entende como aprovação.

Atitudes simples (conter a mão da criança, dar explicações sobre conseqüências da ação, demarcar o desagrado com pequenos castigos e outras) constroem limites para a criança. Portanto, é de bebê que se ensina a contenção dos ímpetos agressivos.

Quando isto não acontece este comportamento tende a continuar na sociedade, levando a rejeição de um lado e a junção entre os grupos em que impera a violência.

Um agravante para a construção da agressão entre os jovens é a família cuja forma de comunicação é realizada através da agressividade constante e com pais sem condições de serem o porto seguro para seus filhos, inclusive por divergência de opiniões sobre a educação.

Família e sociedade influenciam-se mutuamente.  Portanto cabe a cada um de nós fazer sua parte, buscando uma postura na qual a gentileza, o respeito e o amor sejam  o  tripé para tempos melhores.

 

Fontes

WATZLAWICK, P. et al. Pragmática da comunicação humana. São Paulo: Cultrix, 1973

LOPES NETO, A.A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria Online. Vol. 81, nº 5 (supl.), p. 164-172, 2005.

 

 

 

 

 

 

 

Comments

  • Ana Karla
    Responder

    Olá Norma!
    Muito bom ver seu ponto de vista, pois a psicologia é o grande suporte contra esse mal, não é?
    Todos juntos podemos combater esse mal.
    Valeuuuu!!!
    Xeros!

  • Lúcia Soares
    Responder

    Norma, bom dia!
    Mesmo leigamente, falei mais ou menos o mesmo que você. Para mim, educação vem de berço. Embora não se possa falar em “culpa”, creio que basicamente vem dos pais a melhor lição para criarem um cidadão de bem.
    Abraços!

  • Norma Emiliano
    Responder

    Olá Karla e Lúcia

    Vamos costurando nossas percepções e informações, contribuindo assim para um mundo melhor, não é mesmo?
    Bjs,

  • roseliareis
    Responder

    Olá, gostei muito de participar dessa Coletiva.
    O “confronto” é construtivo sempre…
    Muita ponderação boa nesse seu post. Vale a pena sempre trocar experiências.
    Tenha serenidade em seu coração e em seu ambiente!
    Bjs

  • Norma Emiliano
    Responder

    Oi Roselia

    Agradeço a sua visita e considero que crescemos com as trocas de experiência. Volte sempre.
    bjs

  • Fatima
    Responder

    Oi Norma!
    Fiquei muito feliz com sua visita e tb gostei muito do texto publicado aqui.
    Bjs.

  • Norma Emiliano
    Responder

    Oi Fátima
    Seja bem vinda. Esta é uma oportunidade de somarmos.
    bj

  • zenaide storino
    Responder

    Ola,Norma.
    Agradecida por vc me visitar.Considerei positiva a participacao de muitos blogs na blogagem coletiva sobre o Bullying,inclusive com varios depoimentos de quem passou por essa tortura.Voce,como terapeuta,deu mais estatura a esse movimento;seria bom se mais profissionais tomassem conhecimento dos nossos esforcos para conscientizar um maior numero de pessoas.Os blogs estao tendo otima penetracao e se tornaram um meio de divulgacao eficiente.Grande beijo e nao vamos recuar nessa luta.zenaide storino.

  • Yasmine Lemos
    Responder

    Oi Norma ,seu blog é muito bom. Gostei da sua visita e da ajuda quanto a blogagem,estamos por aqui sempre bjs e um otimo dia!

  • Norma Emiliano
    Responder

    Ola Zenaide e Yasmine

    Os elos constroem vários caminhos de força em pról de nossos objetivos.
    Obrigada
    É uma satisfação tê-las no meu espaço.

Sua visita e comentários são muito significativos. Volte sempre.

%d blogueiros gostam disto: