Animais…homem…

Para escrever este texto me inspirei em três filmes cujas histórias tecem a relação de animais com o homem. Fiquei encantada e desejei compartilhar.

O primeiro foi Resgate de um coração. História de uma mulher que ao ter um divórcio inesperado resolveu fazer sozinha a viagem, que já havia planejado em casal, à África. O roteiro tece a descoberta de si mesmo da personagem principal (Kate) veterinária, sem prática, e a triste situação dos elefantes da África em função da maldade do seres humanos. Por conta disto um bebe ao nascer fica órfão e é levado para um Santuário de elefantes, sendo cuidado por Kate, surgindo um emocionante afeto entre ela e o órfão, com demonstração explícita, até o momento do desapego para que ele siga a manada.

O segundo, O chamado da floresta, é sobre um cão Buck, que consegue expressar toda sua rica personalidade, e seu ultimo dono John Thornton (Harrison Ford). Todas as emoções são demonstradas por meio de olhares.

Buck é cão doméstico que caba no Alaska tendo que desenvolver seu lado selvagem para sobreviver.

Este filme é um convite a pensar não somente no dualismo dos cães, entendidos ao mesmo tempo como domésticos e selvagens, mas a refletir sobre o chamado que habita em nós humanos.

O terceiro, Voando para casa, tece os fios dos interesses da vida.  Desta forma, traz a paixão por corrida de pombos-correios, que tem toda uma explicação e ar filosófico e sagrado na Bélgica; o interesse pelo mercado financeiro e a escolha entre dinheiro e o amor.

Por outro lado, é também interessante, pois explica como funciona essa faculdade que possibilita que estes animais sejam capazes de encontrar o seu rumo e coarem de volta para onde são cuidados.

Cada filme traz uma história que nos possibilita belas viagens, aprendizados; nos desperta sensações nunca experimentadas e nos desperta reflexões.

Grata por sua visita

Comments

  • debby
    Responder

    Maravilhoso post..
    O primeiro eu já assisti… Irei conferi os outros.
    Amei…
    Saudações
    Debby

  • Marilene Duarte
    Responder

    Norma, filmes que nos fazem pensar são frutíferos. Por vezes, uma simples colocação nos mostra dificuldades que nós mesmos abraçamos, enquanto seres humanos. Os três que mencionou são excelentes. Há sentires extraordinários provocados pelos enredos. Bjs.

  • chica
    Responder

    Gostei muito de ver esse “bordado” com os três lindos filmes. Beleza teu olhar sobre eles! beijos, chica

  • bethlilas67
    Responder

    Norma, eu também amo assistir filmes e este ano mais ainda, com tanto tempo de pandemia, os filmes são as melhores opções para viajarmos nas histórias e lugares.
    Boas indicações vc fez e pretendo ver hoje este primeiro, do elefante, aos poucos vejo os outros, porque falta um capítulo só para eu acabar com a belíssima série The Crown que conta a história da família real britânica e eu adoro.
    Adoro filmes!
    um ótimo final de semana pra você e beijos

  • Ailime
    Responder

    Boa tarde Norma,
    Três belos filmes que transmitem magníficos aprendizados sobre essencialmente a relação entre o homem e os animais.
    Beijinhos e bom domingo.
    Ailime

  • verena
    Responder

    Lindos filmes aqui mostrados, Norma
    Tenha uma abençoada semana.
    Beijinhos
    Verena

  • taislc
    Responder

    Maravilhosa essa relação dos animais com humanos, muitas vezes encontramos o sentimento mais verdadeiro do mundo que não encontramos na nossa raça. Complicados somos nós!
    Adoro esses filmes em que podemos aprender (ou não) com os animais.
    Beijo, uma boa semana!

  • Sueli
    Responder

    Gostei muito de ler, o primeiro e o terceiro não assisti ainda, somente o segundo filme que assisti. Bjs Sueli

  • toninhobira
    Responder

    Que bela postagem nestas sínteses de filmes, que em analogia se encaixam em nosso viver. Muito bonita esta reflexão e analise de comportamento humano em relação aos animais.
    Show amiga.
    Beijo

  • rudynalva
    Responder

    Norma!
    Filmes nos mostram de várias formas, pequenas coisas que talvez não observemos diariamente.
    Animais são fontes de experiências e algumas, deveríamos aprender.
    cheirinhos
    Rudy

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: