A quem pertence o amor?

familiar

Imagem Net

Olhando aquela foto, Zeneide não pode conter as lágrimas. Casou-se apaixonada e com a certeza de que Alfredo seria seu marido para sempre.

Sentia-se feliz e realizada com o marido e os filhos, porém foi surpreendida com um telefonema anônimo que lhe indicou pistas para comprovar que havia outra na vida dele. Não quis aceitar tal invasão em sua vida, porém começou a observar mais detalhadamente o comportamento de Alfredo. Assim, foi percebendo que havia sempre algum motivo para que ele chegasse mais tarde duas vezes na semana e que as viagens a trabalho estavam ficando muito frequentes.

Quando recebeu um segundo aviso resolveu aceitar as pistas que a levaram a confirmar o adultério. Não teve dúvidas, pediu a separação e hoje sofre por não ter mais seu companheiro. Tenta manter uma relação amigável com ele em relação aos filhos, no entanto dentro dela a  crença  no amor se desfez.

Norma

 

 

Neste mini conto a temática principal parece ser a infidelidade, no entanto o que ele traz de forma mais contundente é a descrença no amor.

Será que o fato de uma relação terminar por traição leva a perda do amor? A quem pertence o amor: aquele a quem  se ama ou a si próprio?

O amor é um afeto construído dentro de cada ser humano, é um conjunto de sentimentos; é muito particular. O que eu sinto e faço em nome do amor, pode ser totalmente diferente do que o outro sente e faz neste sentido. O amor entre duas pessoas também é uma construção regada diariamente.

Viver a dois é complexo e envolve adaptações e treino e, em muitos casos, algo surge e a chama se apaga. Isso não significa que o seu amor acabou e que não encontrará em outras pessoas ou situações para  amar.

 O trechinho abaixo é de Charles Chaplin (Seguir em frente) traz uma excelente mensagem.

 

Não faças do amanhã
o sinônimo de nunca,
nem o ontem te seja o mesmo
que nunca mais.
Teus passos ficaram.
Olhes para trás…
mas vá em frente
pois há muitos que precisam
que chegues para poderem seguir-te
.”

Fonte

 

Se quiser ler sobre traições acesse aqui

Comments

  • chica
    Responder

    Conto lindo e triste! Acredito que a traição deve mexer com nossas bases e por um certo tempo pode deixar sem chão. Porém, creio também, que passado algum tempo, a pessoa deve se abrir para um novo amor.Não permitir que a descrença se instale, pois poderá perder uma nova chance de ser feliz! bjs, linda semana,chica

  • Beth Lilás
    Responder

    Cara amiga Norma, muito bem pensado e colocado por aqui o que acontece com algumas pessoas depois que o casamento ou qualquer outra relação, acaba e que junto vai todo o amor contido na pessoa.
    É verdade, o amor não acaba, se soubermos construir uma nova vida, ele refloresce,pois talvez fique murcho, mas não acaba. Já vi tanta gente que se abriu de novo ao amor e é feliz atualmente.
    um abraço carioca e ótima semaninha!

  • Vera Lúcia Duarte
    Responder

    Olá Norma,
    Traição é coisa séria, pois resulta em quebra de confiança. Dificilmente uma relação assim se reconstrói, a não ser quando o amor grita mais alto e sugere o perdão. O fato de alguém sofrer uma traição não impõe desilusão com o amor em si. Todos gostam de amar e serem amados. O amor sempre baterá às portas dos corações que estejam prontos e abertos para ele.
    Beijo.

  • luma rosa
    Responder

    Oi, Norma!
    Podemos sentir amor por uma pessoa a vida toda, mas não é por isso que vamos aceitar uma terceira pessoa em uma relação que deve ser sido acertada como “dupla”. Tudo conversado antes com honestidade, fica mais fácil. Hum… Alfredo não lutou pelo amor que supostamente sentia por Zeneide?
    Boa semana!!
    Beijus,

  • Suzana Martins
    Responder

    Boa noite Norma!!

    O amor é um sentimento nobre; é entrega, emoção, confiança…
    Quando há traição alguma coisa, lá dentro, quebra. A confiança fica estremecida. Porque eu acredito que quando há amor de verdade não há espaço para uma terceira pessoa. É uma entrega. Uma troca.
    E, se por ventura, o sentimento acabar ou esfriar deve haver diálogo e ver o que é melhor para os dois.

    Gostei demais do conto!!

    Beijos e linda semana!!^^

  • marilene duarte
    Responder

    Creio que a falta de autenticidade e de diálogo formam uma imagem equivocada dos parceiros. E entram eles no casamento acreditando sentir um amor imenso. Conviver é difícil e muitas são as oportunidades para que um dos dois se sinta atraído por outro. Ninguém trai por prazer ou para machucar o companheiro. Isso é sinal de que algo está errado. Por outro lado, o amor por alguém pode, sim, terminar, mas não a capacidade de se viver, outra vez o sentimento. Bjs.

  • Luconi
    Responder

    Triste mas acontece com bastante frequência e é preciso continuar, no tabuleiro da vida existe muitas peças e o jogo deve seguir adiante, bjos Luconi

  • Toninho
    Responder

    Um tema complexo é falar sobre o amor, quando há uma decepção na crença deste. No belo conto realmente nos chama a atenção a perda da confiança que culmina com o fim de uma historia. Sabe-se que não é nada fácil uma queda e dela fazer um trampolim na questão amorosa, pois se não bem trabalhada acaba sendo uma coletânea de desencantos e historias mal concebidas.
    Ótima ilustração com este Chaplin, muito bom.
    Que sua semana esteja a fluir com alegria e paz.
    Carinhoso abraço Norma.
    Beijo

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Olá, querida Norma
    Um conto real e que marca a vida de muitas mulheres porque homens não para a vida… Por que será?
    Deus é mais e nos dá coragem de prosseguirmos para quem nos quer encontrar, como vc bem encerrou o post…
    Bjm fraterno

  • Clara
    Responder

    Oi, Norma. Tão comum hoje em dia..
    Sabe, podem até me criticar, mas acho que o amor está além da traição.
    Não é fácil saber de uma traição, mas será que a relação é tão frágil assim a ponto de se desfazer?
    Não sei, cada caso é um caso. Conto curto e diz tudo!
    Beijos, bom fim de semana.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: