Relação pais e filhos

atividades-para-pais-e-filhos

Imagem Net

*

*

Houve um período da história humana em que na  família predominava o patriarcalismo, no qual homens e mulheres se comportavam de acordo com papéis culturalmente estabelecidos que sequiam a divisão social do trabalho, sendo o homem o provedor da família e a mulher responsável pelo trabalho doméstico e dedicada aos filhos e ao marido. Desta forma, a relação paterna com os filhos era mediada pela mãe.

Na contemporaneidade, em decorrência das conquistas das mulheres, principalmente na área profissional, vêm ocorrendo mudanças no posicionamento da mulher em relação à maternidade e consequentemente a atuação dos homens é mais participativa na casa e junto aos filhos.

As relações homem-mulher tornam-se mais igualitárias e no exercício da maternidade e paternidade as funções são divididas, bem como a criação dos filhos. Neste sentido, os pais são mais presentes na vida dos filhos. O homem passa a ter experiências que criam possibilidades de se construir um novo vínculo. Abre-se um canal de comunicação extremamente significativo para a transição do relacionamento simbiótico da mãe e bebê e ajuda no futuro convívio social.

Dr. David Popenoe, investigador sobre a paternidade observa“Os pais têm um papel mais importante do que serem apenas os adultos da casa. Pais envolvidos trazem benefícios positivos para os seus filhos que nenhuma outra pessoa é suscetível de trazer”.

Os filhos aprendem sobre o mundo e sobre si mesmo através dos pais. Eles são exemplos de seus filhos, assim sendo suas atitudes precisam corresponder aquilo que dizem e os limites só serão apreendidos se houver esta correspondência. O cuidado, a atenção e o diálogo são fatores imprescindíveis, contudo o desenvolvimento tecnológico trouxe uma nova forma de segregação, tendo em vista que mesmo juntos não interagem. A qualidade da relação é fundamental. Por outro lado, a forma como o casal se relaciona entre si  é ponto fundamental no equilíbrio emocional dos filhos.

Enfim, tempo juntos e interações afetuosa constituem um dos caminhos para se estabelecer relações saudáveis. As funções parentais estão intimamente ligadas ao desenvolvimento dos filhos.

Norma Emiliano

leia mais : http://pensandoemfamilia.com.br/blog/textos/pai-solteiro

http://pensandoemfamilia.com.br/blog/textos/de-pais-para-filhos

Tags: , ,

Divulgação

Reiniciando as atividades apresento minhas propostas de atendimentos. Clique na imagem.

Caso se interesse entre em contato por e-mail emilianonorma@gmail.com

Atendo em Niterói.

20160131_121950-1

Norma Emiliano: Psicóloga, Assistente Social, Mestre em Política Social, Especialista em Terapia familiar sistêmica, Especialista em Geriatria e Gerontologia.

“Uma ajuda para a tristeza é conversar. Para isso é preciso ter alguém que escute, que entenda a tristeza. Muitas pessoas procuram terapia para isso: não porque sejam doentes mentais, mas porque precisam compartilhar sua tristeza com alguém que conheça a luz crepuscular”.

Rubem Alves in: Se eu pudesse viver minha vida novamente

Tags: ,

De idas e vindas

As belezas naturais me encantam e me nutrem para enfrentar os dissabores que o ser humano, no seu lado pior, tem causado a qualidade de vida.

Nas idas e vindas, vou clicando sem profissionalismo, mas marcando paisagens únicas  do aqui e agora.

Em minhas caminhadas, olho as marés, o céu, as árvores que a cada novo dia mostram uma nova paisagem

NITERÓI

Cidade em que resido desde 1992

Icarái

20151003_112801

Praia da Boa Viagem

20150613_101427

20151025_121748

Ingá

20151031_105902

20151031_105926

 

Boa Viagem

 

20151101_105441

20151101_11111420151213_105512

Estes são alguns registro do meu tempo nesta passagem pela vida.

Céu e mar

molduram os dias

Ora de tormentas

Ora de calmaria

Na sabedoria dos dias

Nada permanece.

Ora há tormenta

ora  há calmaria.

Nas mudanças, oportunidades

De se observar a alteridade

e viver a pluralidade

com fraternidade.

Norma Emiliano

Tags: , , ,

Amor aos animais

Retornando às blogagens.  Sexta, Uma imagem-140 caracteres com sugestão de imagem pela Silvana que em parceria com a Mari nos possibilita esta interação.

Bichos editado

O olhar aguçado a espiar. Todos enfileirados aguardam seus “quitutes”.

Amanhece, e da cozinha vem um cheiro que os atraia. Lugar acolhedor.

Norma Emiliano

Tags: , ,

Qual a função do amor para a mulher?

liberdade-relacionamento-amor-bh-mulher

Imagem google

*

“Enquanto que ela ama,

que ela for amada e necessária ao amado,

ela se sente totalmente justificada”.

Simone de Beauvoir

ZALCBERG, Malvine. Amor paixão feminina. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Campus/Elsevier, 2008

Homens e mulheres possuem lógicas diferentes sobre o amor que se construiu culturalmente. O fenômeno amoroso foi inventado no século XII e não teve a mesma inserção na vida de homens e mulheres.

Foi através do amor  que as mulheres (as pertencentes à nobrezas)  conquistam uma identidade social e descobrem o valor que as conquistas amorosas podem lhe oferecer.  Com as variadas representações do amor ao longo da história, as mulheres encontram novas definições para sua identidade social feminina, gerando a exaltação da vocação da mulher para o amor.

As conquistas dos movimentos de emancipação feminina não modificaram a forma como as mulheres, mais do que os homens, investem no fenômeno amoroso.

O que explica este culto feminino ao amor na atualidade? Segundo a escritora baseando-se   nas teorias freudianas,  esta explicação está relacionada à constituição da subjetividade da mulher. A mulher quer ser amada. “A fantasia de desejo da filha em relação ao pai existe e constitui  um fator importante na subjetividade da mesma”(…) Qualquer homem que a mulher amar na vida será um substituto do pai”.(p.14)

Mas o primeiro objeto de amor da menina é a mãe, o que cria uma maior complexidade na constituição da subjetividade feminina, que dificultará a sua separação e seguir seu próprio caminho como mulher.

“A mulher não nasce uma: deve tornar-se mulher num processo longo e complexo, uma identificação a sempre ser retomada” Simone de Beauvoir.

“As mulheres se apaixonam e procuram se realizar através do amor.”(p.50)

Norma Emiliano

Tags: , ,

Relacionamentos

Aprendemos a nos relacionar com nossos pais ou responsáveis e, sem percebemos, repetimos os padrões relacionais apreendidos,  reatualizando situações passadas.

Na perspectiva sistêmica somos parte de um todo que é construído através das interações; sofremos influencia e influenciamos. Assim, somos seres interdependentes e em constante luta para poder pensar e agir sem tanto envolvimento emocional. As convivências nos diversos ambientes são desafios às nossas habilidades pessoais de podermos usufruir do bem estar.

Lidar com o diferente sem reativar é um processo de autoconhecimento.

A terapia sistêmica é uma das abordagens que pode ajudar neste processo, bem como a entender e a encontrar possibilidades de mudanças de  escolhas que se repetem e que não são produtivas.

Norma Emiliano

Tags: , ,

Pausa

Mais uma breve pausa, contudo aqui a casa é sua. Entre e fique à vontade para ler e/ou reler, comentar, dar sugestões.

“Este é um poema de amor
tão meigo, tão terno, tão teu…
É uma oferenda aos teus momentos
de luta e de brisa e de céu…
E eu,
quero te servir a poesia
numa concha azul do mar
ou numa cesta de flores do campo (…)”
Cora Coralina

ATÉ A VOLTA..

Norma Emiliano

Tags:

Olhares

Por onde ando, admiro as paisagens e registro. Principalmente, nos períodos de férias, que viajo, procuro aqui compartilhar alguns dos meus encantamentos.

Para você que me visita.

Entre o céu e o mar

DSCN4610

Uma das Ilhas de Angra dos Reis

DSCN4620

Transparência das águas

DSCN4631

As embarcações

DSCN4656

Em terra

Canteiros

Uruguai

20160103_160457 20160104_140536

Argentina

20160103_155052

Árvores.

Argentina

20160104_141938

20160104_141701

20160104_143121

Por do sol

Abrãao

12007_464044587112449_5865706627714151970_n

Rubem Alves já dizia “as pessoas são aquilo que amam”. Se quiser ler um pouco mais clique aqui

Norma Emiliano

Tags: , , ,

Get Adobe Flash player